Sistema de Avalição

Da Educação Infantil ao 1º Ano do Ensino Fundamental

As atividades avaliativas do(a) educando(a) deverão ser adequadas à faixa etária e ao período em que estiver matriculado(a).

Objetivando uma avaliação contínua, a criança será constantemente acompanhada, orientada, mediante registros e comunicação quanto ao desenvolvimento do processo educativo.

A avaliação considerará o desempenho da criança, a capacidade em solucionar problemas propostos, diagnósticos dos avanços e dificuldades, características inerentes ao processo de aprendizagem.

A avaliação basear-se-á em dois pressupostos:

  • Observação atenta e criteriosa sobre as manifestações de cada criança;

  • Reflexão sobre o significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento do(a) educando(a).

Não haverá avaliação quantitativa para efeitos de promoção ou reprovação, nem para ingresso no Ensino Fundamental.

A Coordenação Pedagógica e a Orientação Educacional, juntamente com os professores, definirão os instrumentos de acompanhamento e de registro da aprendizagem do(a) aluno(a), com base nos aspectos cognitivo e psicossocial.

De acordo com a Proposta Pedagógica do Colégio Arquidiocesano cada criança da Educação Infantil ao 1.º Ano do Ensino Fundamental- Anos Iniciais terá ao final de cada Etapa Letiva uma Ficha de Avaliação e do Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento, na qual contarão Conceitos/Habilidades referentes aos Campos de Experiência e Componentes Curriculares propostos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Do 2º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

O processo avaliativo para o(a) aluno(a) do 2.º Ano do Ensino Fundamental  –  Anos Iniciais  ao Ensino Médio pautar-se- á em:

  • Observação, registro e reflexão acerca do pensamento e da ação do educando;

  • Uso de vários instrumentos de avaliação sintonizados com os objetivos do grupo e com as necessidades dos estágios subsequentes;

  • Consideração do processo de aprendizagem e dos aspectos atitudinais demonstrados pelo(a) aluno(a), mantendo um caráter contínuo e cumulativo.

Veja também:

A Equipe do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto convida toda Comunidade Escolar, Familiares, Amigos(as), Irmãos do Clero a participarem da Missa de Sétimo Dia em memória do Padre Geraldo Lopes ...

A Equipe do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto comunica, com pesar, o falecimento do Padre Geraldo Lopes de Paula, carinhosamente chamado de Padre Lelete, estimado Diretor desta Instituição. Sua partida ...

No Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, no decorrer do Ano Letivo, são desenvolvidos projetos, pesquisas, experimentos e investigações que visam desenvolver um conhecimento comprometido com a verdade, a diversidade e ...