Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.
A Orientação Educacional é uma das áreas estratégicas da organização escolar. A ação da Orientação Educacional visa garantir a plena inserção do educando no espaço escolar e social com o apoio da família e das demais instituições sociais.
Cumpre destacar que o cargo de Orientador Educacional é regulamentado pelo Decreto Federal nº 72.846, de 26 de setembro de 1973, que apresenta as atribuições privativas desse profissional, bem como as atribuições que deverão ser compartilhadas com os demais participantes da comunidade escolar.
No Colégio Arquidiocesano – Unidade de Ouro Preto e Unidade Cônego Paulo Dilascio, os orientadores educacionais são responsáveis pelas seguintes atividades:
- Reunir com representantes de turma;
- Trabalhar em parceria com o professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles;
- Ouvir, dialogar e dar orientações (conflitos);
- Promover a integração aluno-escola-família;
- Atendimento individual ao aluno, extensivo à família e professores, quando necessário;
- Participar do conselho de classe;
- Auxiliar no desenvolvimento do Projeto Institucional do Colégio;
- Promover dinâmicas de grupo, estimulando a integração e reflexão do corpo discente;
- Auxiliar nos cursos de formação continuada de professores e reuniões pedagógicas;
- Acompanhar o desenvolvimento dos alunos junto à psicólogos, psicopedagogos, terapeutas e outros.