Hoje, 26 de abril, a Comunidade Escolar se une em oração para celebrar o dia de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da Capela do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. A data convida a recordar a origem deste espaço sagrado, construído com fé, zelo e amor, e consagrado Àquela que orienta com sabedoria e acolhe com ternura.
A construção da Capela teve início em 2017, quando Padre Paulo Nobre, Diácono Pedro, Sidney e Jacyra deram forma a um sonho antigo: oferecer ao Colégio um espaço de oração, silêncio e espiritualidade. O local escolhido, antiga sala de balé, revelou-se ideal por sua amplitude e tranquilidade. No hall de entrada, os quadros dos formandos do internato e semi-internato foram colocados como homenagem à história viva das gerações que passaram pela Instituição.
Com simplicidade e dedicação, cada detalhe foi cuidadosamente pensado. Foram providenciados os lustres, a divisória para a pequena sacristia, o crucifixo para o altar, os paramentos — gentilmente disponibilizados por Til, zelador da Igreja do Bom Jesus — e as cadeiras antigas, resgatadas por Padre Paulo. O altar foi confeccionado a partir de uma mesa da época do internato, restaurada por Sidney com esmero e reverência.
Na preparação da primeira Missa, celebrada no dia 26 de abril de 2018, uma pergunta permanecia: quem seria a padroeira daquele espaço? Surgiram diversas sugestões. No entanto, a resposta se manifestou de forma silenciosa e profundamente espiritual, como um sinal de Deus.
Poucos dias depois, incentivada por Angélica, ao buscar uma lembrança para o aniversário de sacerdócio de Padre Paulo, Jacyra encontrou, por inspiração, uma imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho em uma loja religiosa. A peça, feita em papel machê por um artista chileno, permanecia esquecida entre prateleiras altas. Ao vê-la, uma forte emoção tomou conta de seu coração. A escolha estava feita. A Santa que até então aguardava silenciosa havia se revelado. Jacyra, que atravessava um momento de tribulação, sentiu como se a Santinha lhe soprasse ao coração: “Está difícil, mas estou aqui!”
A imagem foi entregue a Padre Paulo com carinho e esperança. Seu olhar comovido e seu silêncio emocionado confirmaram a escolha da padroeira. Em um tempo de desafios e provações na gestão escolar, a presença da Virgem transmitia consolo, confiança e esperança. A Santinha parecia soprar em seu coração a mesma frase: “Está difícil, mas estou aqui!”
Mesmo após a imagem ter seguido com Padre Paulo para a Capela da Universidade Federal de Viçosa, permanece no Colégio a certeza de que Nossa Senhora do Bom Conselho continua acompanhando e protegendo a Comunidade Escolar. Com a generosa colaboração da Irmã Aparecida, que cedeu um quadro da Santa, o espaço sagrado manteve sua identidade devocional e espiritual.
Neste dia de adoração e renovação da fé, a Comunidade Escolar do Colégio Arquidiocesano confia a Nossa Senhora do Bom Conselho seus sonhos, desafios e esperanças, rogando que, com seu olhar de ternura, continue a aconselhar e a guiar cada membro da Família Caopiana, iluminando seus caminhos, fortalecendo seus corações e ajudando para que todos e todas permaneçam unidos no amor e na fé. Que a Virgem do Bom Conselho seja luz nos momentos de dúvida, consolo nos tempos de sofrimento e que, sob Vossa proteção materna, permita a construção de uma Comunidade Escolar marcada pela paz, sabedoria e esperança, sempre disposta a seguir a vontade de Deus.
Nota baseada no relato de Jacyra Aparecida Meireles Rosa, Assessora Pedagógica do CAOP.