Mantenedora

FUNDAÇÃO MARIANENSE DE EDUCAÇÃO

A Fundação Marianense de Educação – FME foi fundada em Mariana, Minas Gerais, no dia 31 de agosto de 1971. Foi sua instituidora a Arquidiocese de Mariana na pessoa do então Arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira. Sua finalidade primeira foi manter a Faculdade de Filosofia de Mariana como órgão de colaboração com o poder público.

Por muitos anos a FME atuou junto à Faculdade de Filosofia, criando e mantendo cursos, concedendo bolsas de estudos a alunos comprovadamente carentes, promovendo a assistência social aos estudantes através da criação e manutenção de serviços de saúde, biblioteca e outros.

Mais tarde a Faculdade foi agregada à Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. A partir daí a FME passou a atuar como colaboradora da Editora Dom Viçoso pertencente à Arquidiocese de Mariana.

Em 1988, com a chegada de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida na Arquidiocese de Mariana, a FME passou a atuar mais intensamente na área social, através de uma ação educacional e comunitária junto às famílias e comunidades, criando e mantendo Escolas, Centros Educacionais Comunitários, Centros Profissionalizantes e diversas obras sociais nos municípios da Arquidiocese.

Hoje a FME é a entidade mantenedora da Faculdade Arquidiocesana de Mariana; do Colégio Arquidiocesano em Ouro Branco com cursos do maternal ao ensino médio e profissionalizante; Casa da Figueira, uma obra de assistência a portadores de necessidades especiais em Mariana; Escola Família Agrícola de 5ª à 8ª série em Jequeri e uma Escola Família Agrícola de 5ª à 8ª série em Sem Peixe; Centro Educacional Lima Duarte, com cursos profissionalizantes e de geração de renda em Antônio Carlos; Comunidade Terapêutica Bom Pastor, em Ouro Branco; Centro Promocional Padre Ângelo, em Ouro Preto; Casa Lar para crianças/adolescentes em Congonhas; Centro Profissionalizante São José, para adolescentes em situação de risco em Mariana e o Grupo de Integração Social  ajuda a famílias carentes.


MISSÃO

Promover o desenvolvimento espiritual, social, educacional e cultural da região da Arquidiocese de Mariana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e da dignidade da população, baseado nos princípios evangélico-cristãos.


VISÃO

Ser uma instituição sólida, participativa, atuante e evangelizadora, a ponto de ser formalmente conhecida e reconhecida pelas instituições públicas, privadas e comunidade como intermediadora e fomentadora do processo de redução de desigualdade social da região.


RELAÇÃO DAS ENTIDADES FILIADAS

1. Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco
Rua Comendador Carlos Wigg, 245 – Bairro Pioneiros
36.420-000 – Ouro Branco – MG – Tel.: (31) 3742-1094

2. Centro de Apoio ao Portador de Necessidades Especiais – Casa da Figueira
Rua Cônego Amando, 278 – B. Chácara
35.420-000 – Mariana – MG – Tel.: (31) 3557-4357

3. Centro de Integração Familiar
Rua Diamantina. 751 – B. Cabanas
35.420-000 – Mariana- MG – Te.: (31) 3557-2599

4. Centro Promocional  e Educacional Padre Ângelo
Rua 33, nº 30, Antônio Pereira
35.400-000 – Ouro Preto – MG

5. Escola Família Agrícola de Jequeri
Comunidade de Piscamba – Jequeri – Minas Gerais

6. Comunidade Terapêutica Bom Pastor
Rodovia 129, km 10 – Sítio Varginha
36.400-000 – Conselheiro Lafaiete – MG

7. Faculdade Arquidiocesana de Mariana
Rodovia dos Inconfidentes, km 108 – Bairro Chácara
35.420-000 – Mariana – MG

8. Grupo de Integração Social-GIS
Rodovia dos Inconfidentes 03– Bairro São José
35.420-000 – Mariana – MG

9.Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto
Rua Alvarenga, 519 – Bairro Cabeças
35.400-000 – Ouro Preto – MG

Veja também:

Hoje, 26 de abril, a Comunidade Escolar se une em oração para celebrar o dia de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da Capela do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. ...

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, capital da Argentina. Filho de imigrantes italianos, cresceu em um lar profundamente enraizado na fé católica. Desde ...

De acordo com o Calendário Escolar, não haverá expediente no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto de 17 a 21 de abril de 2025, devido ao recesso escolar e à celebração ...