Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Estudantes realizam debate sobre fragilidades humanas e injustiça social

Em uma iniciativa das aulas de Língua Portuguesa, alguns (algumas) Estudantes da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto participaram de um projeto de Clube de Leitura on-line, com base no material didático do Sistema Bernoulli de Ensino. Orientados pela professora Luci, o grupo, composto por Maria Emília, Olga Hutton e Ramiro, escolheu como primeira leitura o livro “Cartas para minha avó”, da autora Djamila Ribeiro. A obra trouxe reflexões profundas sobre a condição humana, fragilidades, dores e a omissão do Estado diante da violência, suscitando o questionamento: “Onde nos perdemos de nós mesmos?”.
O impacto da leitura foi notável entre os(as) Estudantes, que se emocionaram com as relações entre as personagens e suas próprias vivências, provocando uma autocrítica sobre o distanciamento emocional que, por vezes, aflige a sociedade. O debate promovido pela obra trouxe à tona a necessidade de conscientização e a busca por uma sociedade mais justa, onde a juventude possa crescer em um ambiente de equidade e paz.
Os(As) Alunos(as) pretendem levar esse diálogo para além das salas de aula, discutindo as fragilidades humanas e a luta por direitos sociais, com a esperança de construir um futuro onde as próximas gerações possam viver em harmonia e dignidade em suas famílias e na comunidade ouro-pretana.