Seguem informações relativas ao ENEM /2023.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM 2023 estarão abertas no dia 05/06/2023 e se encerrarão no dia 16/06/2023.
Conforme o calendário do ENEM 2023, as provas serão realizadas nos dias 05/11/2023 e 12/11/2023.
O MEC utilizará a nota de alguns estudantes como critério de avaliação para o nível de aprendizagem do Ensino Médio.
Contudo, o exame também poderá ser utilizado como critério de seleção através dos programas educacionais. Os mais utilizados são o SISU – Sistema de Seleção Unificada, PROUNI – Programa Universidade para Todos e FIES – Fundo de Financiamento Estudantil.
Para poder fazer a inscrição do ENEM 2023, primeiramente, o(a) Estudante/Candidato(a) deverá ter acesso à internet, portando um celular, tablet ou computador.
O(A) Estudante/Candidato(a) terá exatos 12 dias para se inscrever, pois o prazo se encerrará no dia 17. Terão as inscrições confirmadas aquelas feitas no portal do INEP por meio do endereço eletrônico: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS.
Como o exame receberá milhões de candidatos, é possível que o sistema tenha uma sobrecarga de acesso. Com isso, tente se cadastrar pela manhã ou durante as madrugadas, pois são os melhores horários.
Siga o passo a passo de como fazer a inscrição para o Enem 2023:
1 – ACESSE o portal do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira;
2 – INFORME o número do cadastro de Pessoa Física – CPF e data de Nascimento. Para quem solicitou isenção, é preciso informar apenas CPF e senha criada no ato do requerimento;
3 – Dados Pessoais: Em alguns campos, já terão algumas informações preenchidas, contudo, deverá informar cor ou raça, sexo, número da Carteira de Identidade, órgão expedidor e UF de Identidade.
4 – Em seguida, deverá inserir e-mail válido, CEP e Endereço de residência. Vale lembrar que o e-mail deverá ser passado somente em uma única inscrição;
Recursos: Nesta etapa, aqueles que precisam de atendimentos especializados ou específicos irão informar;
5 – Confirmar os dados apresentados. Lembrando que não poderá alterar caso faça a confirmação;
6 – Prova: Deverá optar entre Língua Inglesa e Língua Espanhola, sobre uma delas o(a) Candidato(a) responderá 5 questões no dia da prova.
7 – Em seguida, apresentar qual UF – Unidade da Federação e Cidade pela qual possui preferência em fazer o exame.
8 – Contudo, o ENEM é aplicado em novembro, sendo assim, INFORME uma cidade na qual estará nesse período, pois só será possível fazer alteração durante as inscrições.
Por fim, confirme os dados;
9 – Ensino Médio: Nessa etapa, basta responder à situação de escolaridade do Ensino Médio;
Por fim, o candidato responderá a um questionário socioeconômico e criará uma senha de no mínimo 6 e máximo 10 caracteres.
10- Para os que fizeram o pedido de isenção do ENEM 2023, responderá a algumas guias como prova e recursos de atendimento. O GRU – Guia de Recolhimento da União será gerado no final da inscrição, onde estará o valor de R$85,00 (oitenta e cinco reais). Desse modo, a taxa poderá ser paga em qualquer Agência Bancária, Casa Lotérica e Agência dos Correios. O pagamento deverá ser feito até o dia 23, caso contrário, o(a) Candidato(a) não terá a inscrição confirmada.
Local de prova do ENEM 2023
O local de prova do ENEM 2023 será divulgado juntamente com o cartão de confirmação de inscrição. O Cartão poderá ser visualizado na página do participante em outubro, contudo, com data, ainda, a confirmar.
Os portões dos locais de aplicação estarão abertos a partir das 12 horas com o fechamento às 13 horas, horário de Brasília. Entretanto, as provas só serão iniciadas às 13 horas e 30 minutos, após o sinal dos fiscais. Conforme o edital do Enem 2023, é recomendado que leve o Cartão de Confirmação de Inscrição, além de documento com foto.
Vale ressaltar que as provas deverão ser feitas à caneta esferográfica de cor preta fabricada de material transparente. Na porta da sala, será disponibilizado um porta objeto onde o(a) Candidato(a) deverá guardar seus pertences como celular, relógio, fone e entre outros.
Fonte: https://enem.inep.gov.br