A aprendizagem da leitura e da escrita vai além da mera decodificação do nosso código alfabético. Ler e escrever são ações com finalidades e funções muito variadas e significativas em nossa sociedade.
Dentro da proposta de trabalho com diferentes gêneros textuais presentes no cotidiano dos (as) alunos (as), aparecem os textos instrucionais, mais especificamente o gênero receita culinária.
Além da leitura do gênero textual em questão, realizamos análises da sua estrutura, suas partes, e os elementos que garantem uma boa comunicação em propostas de interlocução, como deve ser em um texto instrucional.
Comprovando a função social das receitas culinárias, explorando o seu vocabulário específico e finalidade, os (as) alunos (as) do 2º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, sob a orientação da Professora Nilde Mariza, prepararam um Bonequinho Doce, seguindo as instruções de uma receita.
Foi um momento de outras possibilidades de aprendizado, discutindo as medidas, ingredientes, alternativas de preparo e a importância da organização e clareza das instruções dadas em uma receita.