Proposta Curricular
- Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar produções culturais, em diferentes contextos, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
- Desenvolver o conhecimento de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética , estética , de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania. Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, para adquirir e construir conhecimento através dos procedimentos de pesquisa.
- Ler e produzir textos escritos, coesos e coerentes, de acordo com os gêneros textuais , ajustados a objetivos e leitores determinados , de acordo com as intenções e situações comunicativas.
- Utilizar a linguagem oral com eficácia, adequando-a a intenções e situações comunicativas , para expressar sentimentos, experiências e ideias.
- Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolve-los, utilizando para isso o pensamento lógico , a criatividade, a intuição, a capacidade de análise critica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
- Utilizar, com eficácia , os conhecimentos matemáticos nas situações do dia-a-dia ,como forma de integração com seu meio, ampliando a visão espacial e a percepção das relações de tempo e espaço.
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, respeitando as diferenças culturais e sociais.
- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, culturais como meio para construir a noção de identidade nacional e pessoal.
Competências e habilidades
Língua Portuguesa
- Reconhecer a leitura e a escrita como atividades interativas de produção de sentido, que colocam em jogo diferentes fatores, como a situação comunicativa, o horizonte social dos interlocutores, o objetivo da interlocução, as imagens que os interlocutores fazem um do outro, os usos e práticas da linguagem;
- Atingir um nível de letramento que leve a compreensão e produção, com autonomia, de diferentes gêneros de textos, com distintos objetivos e motivações.
Matemática
O ensino da Matemática no Ensino Fundamental I visa ampliar a capacidade reflexiva do aluno, conduzindo-o a integração com o meio através da análise, solução de problemas . E ao longo do processo de ensino e aprendizagem, o aluno deverá desenvolver habilidades e competências para reconhecer a matemática como instrumento para ampliar conhecimentos, explorando, com autonomia e criatividade, o raciocínio intuitivo, analógico e lógico, demonstrativo ampliando a visão espacial e a percepção das relações de tempo e espaço, percebendo-se como agente de sua própria aprendizagem usando estruturas de pensamento que sejam suporte para o conhecimento da própria matemática e de outras ciências.
Ciências
O ensino de Ciências visa proporcionar aos alunos condições para compreenderem a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante do mundo em que vive.
A Ciência deve ser aprendida em suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais, assim o aluno pode ampliar sua possibilidade presente de participação social e desenvolvimento mental, para viabilizar sua capacidade plena de exercício de cidadania.
Geografia
A finalidade do ensino-aprendizagem da Geografia é integrar o educando ao meio, fazendo-o compreender que faz parte de um processo maior e que é agente modificador da natureza. O ensino da Geografia deve tomar o espaço de vivência do aluno como referência , a fim de possibilitar a sua compreensão de mundo e a sua interação neste ambiente de forma ativa, formando cidadãos conscientes , participativos e responsáveis pela construção do presente e do futuro.
História
O ensino e a aprendizagem da História tem como objetivo envolver relações e compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico e com a construção de identidade social relacionada às complexidades inerentes à realidade em que o educando convive, compreendendo as semelhanças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, desenvolvendo atitudes de respeito e de preservação.
Educação Física
- Vivenciar o maior número de práticas corporais utilizando o movimento como meio de aprendizagem;
- Utilizar o conhecimento para a construção de uma postura positiva em relação à pesquisa corporal;
- Conhecer a história e origem dos jogos e esportes, bem como o processo de construção das regras e as possibilidades de adaptação;
- Conhecer e exercitar os gestos técnicos das modalidades esportivas;
- Aprender para além das técnicas e táticas de execução as modalidades esportivas, discutindo as regras e estratégias, apreciando, ressignificando e recriando;
- Promover o desenvolvimento dos alunos nos aspectos físico, intelectual, emocional nas variadas situações de aprendizagens;
- Relacionar da melhor maneira possível com o mundo, consigo mesmo, com os outros e com o conjunto de regras e normas de convivência;
- Valorizar a atividade física como meio de desenvolver hábitos saudáveis de higiene, alimentação, hidratação, postura corporal, dentre outros que visam a qualidade de vida.
Arte
Ao longo do ensino fundamental, a disciplina de Artes propiciará um caminho pelo qual o aluno poderá desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades de artes, tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar a produção artística de distintos povos e culturas, produzidos ao longo da história e a produção artística na contemporaneidade. Levaremos os alunos a interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los, com cada vez mais segurança e sofisticação, caminhando para o desenvolvimento de uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, resultando no respeito à própria produção e a dos colegas.
Ensino Religioso
- Lidar e interagir com a complexidade do fenômeno religioso.
- Despertar a própria religiosidade a partir dos referenciais oferecidos, que possibilitem o discernimento para a ampliação das potencialidades de vida.
- Interessar-se pelo diálogo inter-religioso para a convivência saudável e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
- Despertar a dimensão do transcendente e sua interação com os outros aspectos da vida, sensibilizando-se para a grande importância da relação com o outro e para a ajuda e empreendedorismo necessário na concretização do projeto existencial e no desempenho da função social.
- Vivenciar experiências que transcendam o cotidiano e auxiliem na busca, abertura e construção de um projeto que dê sentido à vida.
Filosofia
- Compreender as configurações de pensamento, de sua constituição histórica e de seu funcionamento interno, tendo em vista a constituição de sistemas de referência.
- Entender a reflexão crítica como processo sistemático e interpretativo do pensamento.
- Desenvolver procedimentos próprios do pensamento crítico: apreensão e construção de conceitos, argumentação e problematização. Desenvolver métodos e técnicas de leitura e análise de textos.
- Produzir textos analíticos e reflexivos.
- Desenvolver a discussão oral de modo sistemático.
- Adquirir e reutilizar ( transferir ) conhecimentos, conceitos e procedimentos.