Em um contexto marcado pela polarização e pela cultura do “cancelamento”, foi proposto às Alunas e aos Alunos da Turma EF91 do Ensino de Ensino Fundamental – Anos Finais o Projeto “Derrubar grades, construindo Pontes”, desenvolvido pelo Professor Evaldo, durante a Terceira Etapa Letiva. Dentre as atividades aplicadas, no dia 22/11/2022, foi realizada uma Visita Orientada ao Museu da Loucura, em Barbacena.
A tendência da sociedade é, normalmente, isolar tudo aquilo que é diferente, que questiona ou incomoda. Se não se sabe lidar com algo, descarta-se, coloca-se de lado ou cancela-se. Além disso, os mais pobres são mandados para a periferia, os velhos são colocados no asilo, os criminosos são isolados nos presídios e penitenciárias, os “loucos” são internados nas clínicas ou manicômios. Será que a segregação resolve algo? O isolamento contribui para algum processo satisfatório na sociedade? A exclusão pode trazer algum resultado?
Todas essas iniciativas colaboram para se repensar nas posturas, mudar os paradigmas, afastar o estigma dos antigos manicômios e, sobretudo, tomar cada vez mais consciência da suma importância de se envolver a pessoa, a família e a comunidade no processo de inclusão social. Com humor e sensibilidade, defendendo o sonho de uma sociedade sem preconceitos, onde ninguém seja obrigado a inventar seu próprio mundo para sobreviver; onde todos possam experimentar a doce loucura de viver.
Essa foi uma forma de estudar a saúde mental, promovendo aos(às) Discentes uma reflexão que estimule a valorização da vida e da diversidade de ideias em uma sociedade marcada, profundamente, pelas culturas do cancelamento, polarização e segregação.