Discentes do Sexto Ano, Turmas EF61 e EF62, do Segmento Ensino Fundamental – Anos Finais, realizaram, no dia 21/11/22, uma Visita Orientada à Congregação Israelita Mineira, em Belo Horizonte. A referida atividade foi proposta pelo Professor de Ensino Religioso e teve como intencionalidade Pedagógica conhecer o templo judaico e participar de uma roda de conversa com o Rabino Lucca Myara.
Prezando pela convivência e respeito, durante o percurso de Ouro Preto à Capital Mineira, foi realizada uma pausa para lanche, no Museu Jeca Tatu, fundado há, aproximadamente, 20 anos. Além do aspecto cultural, proporcionado pela instituição inspirada no personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, o espaço artístico contribuiu para uma relação interpessoal saudável.
No templo judaico, o anfitrião ofereceu uma roda de conversa sobre a temática do antissemitismo. Nesse viés, foram apresentadas hipóteses do ódio gratuito à comunidade judaica, nos anos de 1930 e 1940. Além do holocausto e do nazismo, o Rabino interpelou os estudantes a terem um olhar crítico diante das narrativas que elegem minorias para serem alvos de discursos de ódio.
Dessa forma, espera-se, por meio da atividade realizada em parceria com a comunidade judaica belo-horizontina, promover o diálogo inter-religioso e contribuir para a construção de cidadãos e cidadãs tolerantes e reverentes à diversidade étnica, cultural e religiosa.