Tendo como intenção educativa relacionar o surgimento da vida e o desenvolvimento dos seres às condições ambientais que a Terra apresenta, contribuindo para a formação de atitudes de conservação e cuidados em relação ao ambiente, foi realizada uma visita ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Essa atividade propiciou aos alunos do 5º ano do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto a sistematização dos conhecimentos discutidos em sala de aula, desenvolvendo a análise de fatos, a capacidade de relacionar informações, estabelecer semelhanças e diferenças, resultando em inferências e conclusões.
Ressalta-se que os conteúdos conceituais foram discutidos na perspectiva do desenvolvimento de procedimentos e atitudes, objetivando a construção de conhecimentos, ampliando e enriquecendo as experiências dos alunos.
Seguem considerações a respeito das atividades realizadas.
Exposição Paleontologia
A exposição de Paleontologia do Museu de História Natural e Jardim Botânico apresenta de forma sintética a modificação ocorrida na biodiversidade da Terra, desde seu surgimento aos dias atuais. Os alunos tiveram a oportunidade de vislumbrar o que são e como são formados os fósseis, comprovando o seu papel na Paleontologia. Muitos fósseis reais são apresentados, mas a exposição também reúne algumas reconstituições de como eram os animais que viveram muito antes dos seres humanos (dinossauros, por exemplo), além de outros que conviveram com o homem primitivo, incluindo as preguiças-gigantes e os tigres-dente-de-sabre.
Exposição Arqueologia
Para compreender o passado da humanidade, não basta ler a respeito dele. Muita informação sobre os ancestrais do homem está depositada em objetos, pinturas e demais vestígios deixados por eles no ambiente em que viviam. A exposição de Arqueologia permitiu que os alunos observassem e analisassem utensílios e manifestações artísticas produzidas, há muitos anos, pelos seres humanos. O acervo exposto compõe-se de materiais em pedra polida, picoteada e lascada, de painéis, em que se reproduzem pinturas rupestres encontradas em diferentes regiões de Minas Gerais, e, também, de vários artefatos e peças de cerâmica.
A Visita Mediada, Espaço Interativo de Ciências da Vida
Atrações como as Salas Corpo e Movimento, Digestão e Nutrição e Sala Sentir, Lembrar e Agir objetivaram o auxílio quanto a compreensões específicas dos sistemas envolvidos na coordenação, sustentação e locomoção, promovendo, consequentemente, a relação entre os aparelhos para abordar a biomecânica da locomoção e do deslocamento de objetos pelo corpo humano. Aliás, o início do estudo do corpo humano por tais funções e sistemas é devido ao nível de abstração exigido, permitindo uma visualização e interlocução mais concreta para os referidos alunos.
Salienta-se que foram visitadas 6 (seis) salas, totalizando, aproximadamente, 6 horas de estudos e de aprendizagens, com participação ativa de todos os envolvidos na atividade.







