PROJETO DE INICIAÇÃO LITERÁRIA

????????????????????? ?????????????????????Os mascotes anunciam com alegria que a Sala de Leitura do Projeto de Iniciação Literária já é uma realidade no Colégio Arquidiocesano – Unidade Ouro Preto.

???????????????????????????????

Mobilizado pelo prazer e responsabilidade em promover, incentivar e assegurar o hábito da leitura, esse projeto objetiva a formação de leitores competentes. Para isso, através do trabalho realizado pela professora Luci Celeste, com alunos do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental, são ministradas aulas que promovem o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à leitura, à cultura e à arte,

Ressalta-se que a Sala Literária fundamenta-se em uma concepção  sócio- interacional, envolvendo o leitor e o texto. Nesse processo, o sentido se constrói no ato de ler, momento em que é demonstrada toda a bagagem de conhecimentos (enciclopédicos ou de mundo, linguísticos e interativos) adquiridos ao longo da vida para atribuir significados ao texto.

Além disso, a leitura funciona como pilar indispensável para a construção de informações que envolvem as diversas áreas do conhecimento e as práticas sociais.

Assim, como atividade complexa, a leitura está diretamente ligada à participação cidadã, social e política; à construção de saberes acumulados pela humanidade; à busca e seleção de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos e à análise, reflexão e transformação da realidade.

Parabéns aos jovens leitores do Colégio Arquidiocesano que já fizeram da Sala de Leitura um lugar encantado, onde o prazer em ler é prioridade!

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????