AS TURMAS DO 4º ANO DO COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE OURO PRETO VISITAM O HERBÁRIO PROFESSOR JOSÉ BADINI NA UFOP

As turmas do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Arquidiocesano Unidade Ouro Preto, durante a primeira etapa, aprenderam sobre as plantas, seres vivos indispensáveis para a vida na Terra.

Durante os estudos e através de experimentos, descobriram que as plantas são classificadas em quatro grandes grupos e conheceram as principais características de cada um deles. Concluíram que existe uma grande diversidade de plantas, as quais se reproduzem de maneiras variadas. Nesse sentido, compreenderam a importância da conservação do ambiente onde vivemos.

Para complementar os estudos sobre as plantas, visitaram o Herbário Professor José Badini na UFOP; o herbário abriga uma grande quantidade de informação e dados sobre a diversidade vegetal, a fim de que possa ser estudada para diferentes fins.

A professora Viviane Scalon da UFOP explicou para as crianças os procedimentos para a preparação da exsicata, desde a coleta até o arquivamento da planta.

As crianças fizerem várias perguntas relacionadas à quantidade e à identificação das espécies, e puderam conhecer o acervo e as condições de conservação das mais de 40 000 espécies arquivadas.

O aluno Igor e a aluna Eduarda não perderam tempo: recolheram exemplares de plantas e montaram exsicatas.0 1 2 4 5 6 7 8 9

Professora Elisabete Ferreira