Combinados de Convivência

Os(as) estudantes da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Arquidiocesano refletiram sobre a temática da Ética na Sociedade, durante atividade do Programa Escola da Inteligência, aplicada pelo Professor Evaldo Rosa, no dia 25 de março de 2019.

Para realização da atividade, os(as) alunos(as) receberam uma bexiga vazia, contendo frases que estimulavam a convivência social. Depois de enchê-las, os(as) discentes fizeram uma roda e lançaram-nas para o alto, com leves toques, havendo um esforço mútuo para que bexigas não caíssem no chão.

À medida que o professor aplicador foi orientando os(as) participantes, alguns foram deixando o círculo, cabendo aos que permaneceram manter as bexigas no alto. Para concluir a atividade, cada aluno(a) estourou uma bexiga, leu a frase que estava em seu interior e apresentou suas considerações sobre o desdobramento da frase no ambiente escolar.

Dentre as propostas apresentadas para a construção do contrato de convivência, durante a referida atividade, destacaram-se: não se culpabilizar pelos erros; não ter aversão ao outro; exercitar a autocorreção; imparcialidade; respeito; confiança; empatia; autoconfiança; compaixão; autocrítica; saber falar; proatividade; partilhar a própria vida; saber escutar; honestidade; se esforçar para não julgar o outro; saber falar.

Portanto, a dinâmica e a reflexão ética ofereceram condições e possibilidades para o cuidado de si mesmo e do outro, no dia a dia do Colégio, no relacionamento com a família e com os amigos, no processo de formação acadêmica e no mercado de trabalho.