Campeonato Esportivo: possibilidade de desenvolvimento de diferentes habilidades

Dentro de uma concepção filosófica e de uma prática esportiva cultural, de lazer e de formação educativa, foram realizados jogos e atividades educacionais esportivas no 1.º Campeonato Esportivo do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto.

Proporcionar aos(às) Alunos(as) a oportunidade de desenvolver diferentes habilidades é papel da escola, seja de caráter esportivo, social, afetivo e cognitivo que se utilizam das brincadeiras competições e as apresentações que promovem a socialização, espírito esportivo e solidário dos alunos.

Integrada ao Programa Escola da Inteligência, a referida Atividade Pedagógica – intitulada Campeonato Esportivo, é uma proposta do Componente Curricular: Educação Física.

As atividades esportivas promovem uma ampla leitura do movimento humano como manifestações entendidas em sua totalidade em diversas dimensões, a saber: a biológica, a psicológica, a sociológica, a política, a histórica, a lúdica, a cultural, a espiritual, entre outras.

Além disso, valores éticos, morais, familiares, filantrópicos, respeito aos colegas são os pilares que norteiam a formação de cidadãos(ãs) conscientes em suas atitudes.

Contudo, o prazer pela prática esportiva se faz pelo envolvimento dos(as) discentes no intuito de promover um ambiente de interação entre alunos(as), família e Ambiente Escolar. A proposta de realização do Campeonato esportivo está embasada, também, no conceito primordial, que é a participação no contexto social, parte integrante da formação do indivíduo como um todo.