Visita orientada dos alunos do 8º Ano à Congregação Israelita Mineira

Recentemente, os(as) alunos(as) das turmas do 8º ano realizaram uma visita orientada à Congregação Israelita Mineira – Sinagoga Judaica, localizada em Belo Horizonte. A atividade foi proposta pelo Professor Evaldo Rosa, que ministra a disciplina de Ensino Religioso, a partir de estudos realizados em sala de aula sobre as religiões proféticas: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

Durante a visita, o anfitrião, rabino Uri Lam, retomou algumas abordagens sobre a aliança entre Deus e os homens por meio dos símbolos presentes no templo, nos livros sagrados e em aspectos da doutrina judaica. A perseguição histórica aos judeus, segundo o rabino, teria uma possível explicação, a partir da morte de Jesus Cristo sendo, portanto, acusados de deicídio.

É válido afirmar que o ódio gratuito aos judeus provocou uma reflexão sobre a intolerância às minorias sociais. Nesse sentido, foi realizado um apelo do líder religioso aos discentes, afirmando que, embora o mundo seja imperfeito, é importante que haja um esforço para torná-lo melhor por meio de escolhas que façam sempre a opção pela vida.

Indubitavelmente, a referida visita propiciou o contato com novos costumes e valores, oportunizando o respeito às diferenças.