Atividade pedagógica realizada no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas

Ao proporcionar aos discentes a construção de conceitos variados, é necessário favorecer uma postura reflexiva e investigativa acerca do mundo em que se está inserido. Nesse sentido, a instituição escolar deve ampliar as possibilidades de indagações, de buscas de respostas e de compreensão do espaço e do tempo.

Com essa proposta, os(as) alunos(as) do 3º ano do Ensino Fundamental-Anos Iniciais, sob a orientação da professora Simone Silva, realizaram uma visita orientada ao Setor de Mineralogia do  Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas.

Partindo de hipóteses levantadas pela turma sobre o processo de formação dos solos e dos vários tipos de rochas e minerais que o compõem, bem como do estudo dos conteúdos abordados na Coleção Pitágoras, a referida visita configurou-se em um significativo momento de aprendizado e de comprovação de conceitos debatidos em sala de aula.

Com as intervenções práticas realizadas, proporcionou-se a reflexão sobre a origem do Planeta Terra, a observação das rochas e minerais presentes no ambiente natural e a valorização dos museus como forma de preservar a História.