O XIII Arquiforró esbanja criatividade, cultura e muita animação

O Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, com mais de 80 Anos dedicados à Educação, tem em seu legado, muitas formas de EDUCAR.

Muitos são os valores cultivados e difundidos, por meio do Processo Educacional, em ações e propostas que tem oferecido!

Neste ano, o Tema do XIII Arquiforró foi uma homenagem à Agremiação Folclórica Zé Pereira Clube dos Lacaios, que está completando 150 anos de atividades em Ouro Preto e 170 anos, se contar seu início no Rio de Janeiro.

Zé Pereira é uma tradição portuguesa, existente em algumas aldeias e chegou ao Brasil com os imigrantes estabelecidos no Rio de Janeiro (RJ), no século XIX. “É uma agremiação folclórica e não apenas um bloco carnavalesco”.

A história do Zé Pereira começou com o português, José Nogueira Paredes, que aportou no Rio de Janeiro em 1846, em um dia de carnaval. Por isso a associação desta personagem ao bloco carnavalesco.

Não se sabe ao certo a profissão dele, se era sapateiro ou comerciante.  Mas, em 1876, ele se mudou para Ouro Preto, para trabalhar no Palácio dos Governadores.

Certo é que o Zé Pereira é uma manifestação folclórica de Ouro Preto, confirma a presença da Cultura europeia junto à Cultura brasileira, assim como os festejos juninos.

A quadrilha, por exemplo, é uma manifestação cultural também vinda da Europa.

Por parte da Instituição Colégio Arquidiocesano, fica a merecida homenagem a esta importante agremiação, que no XIII Arquiforró, brindou a todos(as), fazendo a Abertura de nossos festejos com uma animada apresentação.

O XIII Arquiforró, neste ano de 2017, foi embalado por comidas e danças típicas, dança Country, Pau de Fita, Pout Pourri, Remix Junino e muito mais. Os alunos de todos os segmentos dançaram com muita alegria e descontração. Até os convidados, empolgados pelas apresentações, participaram de um Quadrilhão improvisado. O evento foi encerrado pelas apresentações do Ensino Médio, que incluíram um pequena encenação teatral do Casamento na Roça.

Todos(as) do Colégio Arquidiocesano se sentiram homenageados(as) e felizes com a cultura compartilhada durante o XIII Arquiforró. A todos que nos prestigiaram com a presença, apoio e alegria, os nossos sinceros agradecimentos!!

Até 2018, para mais um ARQUIFORRÓ!