VIVENCIANDO TEORIA NA PRÁTICA

 Foi realizada a visita orientada à Gruta de Maquiné e Casa de Guimarães Rosa, em Cosdirburgo-MG.  Participaram da aula de campo os (54) alunos dos 8º anos do Colégio Arquidiocesano. O evento foi desenvolvido com planejamento e suporte da coordenação do CAOP. Alunos e professores desfrutaram de uma experiência marcante no cotidiano escolar. Os participantes ficaram encantados e associaram o conteúdo à prática em ambas as disciplinas. Em Geografia, a turma devidamente orientada na Gruta , coletou dados a respeito do assunto Geomorfologia e Formações Rochosas, estudados em sala  com o Professor Flaviano.  Posteriormente também em sala de aula farão um relatório e socializarão a experiência com a comunidade escolar.

Considerada o berço da paleontologia brasileira, a Gruta do Maquine foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, mas explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund em 1834 .

Em Língua Portuguesa, com a Professora Luci, os alunos foram preparados desde a 1ª etapa letiva com a leitura de contos do autor em sala de aula. Esse estudo acrescentou  conhecimentos necessários  para a compreensão da visita orientada. Em Cordisburgo, os alunos passaram pelo experimento de conhecer o contexto histórico e obras apresentadas na casa onde viveu o escritor Guimarães Rosa.

Marcada por uma boa energia, envolvimento e aprendizado, a aula de campo representou muito na vida de nossos queridos alunos que mais uma vez perceberam a verdade do conhecimento e ampliaram  ainda mais seus saberes.