Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Encerramento do Ano Letivo em Ouro Preto

caopfor2016_01

O Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto é uma Instituição com mais de 80 anos de serviços dedicados à Educação.

Nesta instituição, estudaram muitos(as) cidadãos(ãs) que somaram histórias, sonhos e metas  a tantos projetos delineados com o objetivo de não somente preparar profissionais, mas, também, pessoas de bem, de valores morais, éticos, e, sobretudo, humanizados.

Com base no que diz Fernando Pessoa:

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os velhos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

Muitas travessias foram feitas se for considerado que cada segmento educativo é um ciclo novo que se abre e um caminho a ser percorrido, uma margem a ser transposta. Foram mais de 115 alunos (as) a concluírem etapas e avançarem no sentido de concluírem a Educação Básica.

Quatro Cerimônias de Encerramento aconteceram nos dias 13, 15 e 16 do mês de dezembro deste ano.

Durante o Ano Letivo de 2016, a Proposta Institucional foi embasada no Tema: “EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: RESPONSABILIDADE DE TODOS!” Assim também as Cerimônias de Encerramento foram norteadas pelo grande tema que é o da Campanha da Fraternidade de 2016: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE” e no lema “QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO QUE NÃO SECA”.

Perceptivelmente, neste ano, a proposta direta é um convite a refletir sobre as questões referentes à sustentabilidade, a usufruir da natureza para atender às necessidades dos seres viventes, sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os recursos naturais e se fazerem parte integrante e consciente do meio em que estão inseridas.

Assim, aspectos como o respeito, não só para com os outros, mas também para consigo; as questões ambientais que perpassam pela formação integral do ser humano e as atitudes que todos podem ter para a manutenção e conservação de um planeta, de qualidade, foram apresentados. Por meio de coreografias, músicas e textos, alunos(as) expressaram sentimentos e resultados do que aprenderam a partir dos conhecimentos construídos.

A mensagem final levou a todos a seguinte reflexão: A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a natureza.

Além disso, em tempos de tanta conscientização sobre a sustentabilidade do planeta, há de se dar igual importância ao repensar da ação do ser humano no que diz respeito ao seu semelhante. A falta de amor ao próximo pode não destruir o planeta, mas com certeza pode destruir a humanidade!

A Deus, os louvores e glórias pelos “presentes” recebidos neste Ano Letivo, pois cada aluno(a), em particular, marcou e marcará o CAOP de maneira única e especial. As experiências compartilhadas até o presente momento têm sido incentivo  para um futuro promissor.

Aos Pais e Responsáveis pelos(as) Alunos(as), agradecimentos por confiarem seus(suas) filhos(as) a esta Instituição.  Oportunamente, reafirma-se a parceria, estruturada em um relação de respeito e crescimento mútuo.

Aos formandos e às formandas, felicidades, sucesso e realizações no novo ciclo que em breve começará.

A todos, um Santo Natal e Boas Festas!

Veja também:

” Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá (…)” João 11:25     A Equipe Diretiva do Colégio Arquidiocesano de Ouro ...

No ano em que se comemora os 90 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, o Corpo Diretivo tem a honra de convidar o(a) Senhor(a), que estudou no CAOP, para ...

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...