PROERD – FORMANDO GERAÇÕES

Expressiva cerimônia de Formatura ocorreu no Auditório do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, com a presença de autoridades civis, destacando a presença do Ilustríssimo Secretário Municipal de Educação, Senhor José César de Souza; militares, familiares e convidados dos alunos e alunas dos(as) formandos(as), Pais e Responsáveis concluintes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

O PROERD está presente na Região dos Inconfidentes, desde o ano de 2003, e, há seis anos, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto estabelece esta significativa parceria com a Polícia Militar.

A ação conjunta entre a Polícia Militar, por meio de um representante devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, Professores, Estudantes, Pais e Comunidade, investem esforços, comungando da filosofia do programa que se baseia, principalmente no trabalho de prevenção às drogas em escolas, desenvolvendo no docente habilidades que possibilitem a todos a se manterem afastados das drogas lícitas e ilícitas. É uma intervenção preventiva no comportamento contra as drogas e a violência, abordando o modelo de educação afetiva, do estilo de vida saudável, criando condições para que o cidadão, independente da faixa etária, aprenda a lidar com sua ansiedade, resistindo as pressões sociais, elevando sua autoestima, e ainda solidificando noções de cidadania e de convivência harmoniosa.

Para a Direção, Coordenação, Professores e Funcionários do Colégio Arquidiocesano, o PROERD é um compromisso com os(as) alunos(as) e seus familiares, uma vez que se trata de uma proposta  preventiva e uma das formas de empreender esforços e ações, dizendo SIM À VIDA E NÃO ÀS DROGAS!

A Formatura do PROERD para o Colégio Arquidiocesano, nas pessoas que o representam, reafirma esta parceria e reconhece os valores que o referido projeto tem agregado a toda a instituição e aos que têm confiado a ela sua formação como Cidadã e Cidadão e, principalmente, como Cristãos.

Em 2016, um marco importante se estabeleceu, por ter a Primeira Formatura PROERD para Pais/Responsáveis. Somando a emoção, foi no ápice da Cerimônia, ter pais e filhos formandos. Tratou-se de um momento significativo e reflexivo que foi muito bem analisado e narrado nas palavras da aluna Amanda Maria Carvalho Rocha, quem teve a Redação premiada com o Primeiro Lugar. No texto, a aluna relata sobre a experiência das aulas e sobre as lições que levará para o futuro.

Aos Militares: Saulo Soares –  Cabo Soares e Davison Augusto Celino – Cabo Celino, os melhores cumprimentos por se fazerem presentes, ministrando palestras, aulas e dinâmicas.

Aos formandos, parafraseando as palavras do Cabo Soares, que possam multiplicar seus conhecimentos e frutificar no caminho do bem. Certamente, para todos, esta é a conclusão de parte do processo que se iniciou, mas, pelos ensinamentos, será uma constante, por se tratar de um Projeto que cuida da VIDA!