Visita ao Cartório Vila Rica: “O direito de ter certidão de nascimento”

O objetivo de trabalhar com questões relativas à identidade parte, principalmente, do fundamento e da reflexão de que somos sujeitos em constante desenvolvimento, com uma história de vida única. O processo de construção do conhecimento histórico torna-se fundamental na formação de sujeitos como produtos e produtores da História.

A partir de investigações sobre os nomes de cada um, seus sobrenomes, fatos e pessoas da família, os (as) alunos (as) do 2º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais tiveram a oportunidade de refletir, analisar e ampliar conceitos relacionados a direitos das crianças, identidade, nacionalidade e naturalidade.

Sendo a certidão de nascimento o primeiro passo para o pleno exercício da nossa cidadania, bem como um direito que todos os brasileiros têm, a turma fez um levantamento de questões e dúvidas sobre tal documento. Para solucionar todas as indagações, os (as) alunos (as), acompanhados (as) da Professora Nilde e da Laboratorista de Informática, Sandra, visitaram o Cartório Vila Rica ( Cartório de Registro Civil), no centro histórico de Ouro Preto, onde ouviram, das funcionárias, todas as informações pertinentes  ao processo, função, importância  e elaboração da certidão de nascimento.