PROGRAMA EDUCACIONAL DE ROBÓTICA- A APRENDIZAGEM DE MANEIRA INTUITIVA E PRAZEROSA

Com a orientação do instrutor Arthur Caio, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental- Anos Finais, do Colégio Arquidiocesano- Unidade Ouro Preto, participam do Programa Educacional de Robótica. Com o uso do Kit EV3- nova versão do kit robótico- a aprendizagem ocorre de maneira intuitiva e prazerosa.

Ressalta-se que um grande diferencial desse material é que ele não requer conhecimento prévio sobre eletrônica, elétrica ou programação para utilizá-lo. Com dedicação e orientação adequada, é possível construir um robô funcional em pouco tempo.

Tendo completado um mês de aula no Colégio, os alunos demonstram interesse e motivação frente à aprendizagem. Inicialmente, as equipes familiarizaram-se com o kit, conhecendo todos os seus componentes, como motores, sensores, etc. Após essa etapa, iniciaram a montagem do primeiro robô, implementandoas lógicas de programação.

Atualmente, as aulas direcionam-se à proposta de desafios que os alunos devem cumprir com os robôs, a fim de que sehabituemcom o software de programação e se tornem mais hábeis na montagem e desmontagem das peças dos robôs.

É válido afirmar que um dos benefícios possibilitados pelo estudo da programação é a possibilidade de aplicação dos conceitos assimilados em outras disciplinas, além do desenvolvimento de aspectos atitudinais como do exercício da paciência e da concentração. Assim, é possível por meio do Programa de Robótica, o desenvolvimento de habilidades e atitudes direcionadas ao potencial empreendedor: inventar, projetar e construir robôs, demonstrando a funcionalidade dos conceitos tecnológicos adquiridos e, sobretudo, proporcionando o aprimoramento da autoconfiança de cada indivíduo.1 DSC02827DSC02835 DSC02837 DSC02840 DSC02841 DSC02843 DSC02845 DSC02848 DSC02850 DSC02852 DSC02853 DSC02855 DSC02857

DSC02831