Aula de Prática de Ciências

As aulas práticas de Ciências proporcionam grandes espaços para que o aluno seja atuante, construtor do próprio conhecimento, descobrindo que a ciência é mais do que mero aprendizado de fatos. Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas, chegando a conclusões, à aplicação dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado.

As aulas de experimentação podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os alunos aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Além disso, as aulas práticas servem de estratégia e podem auxiliar o professor a retomar um assunto já abordado, construindo com seus alunos uma nova visão sobre um mesmo tema. Assim sendo, as professoras de ciências do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Arquidiocesano Unidade Cônego Paulo Dilascio organizaram as atividades  abaixo:

  • 1ª experiência: plantando milho, germinação do feijão, observação da função do caule das plantas
  • 2ª experiência: observação da germinação do feijão
  • 3ª experiência: observação da função do caule das plantas
  • 4ª experiência: transpiração das plantas.
  • 5ª experiência: observação das partes da flor
  • 6ª experiência: plantando rosas pela escola

Vejam as fotos:

1 DSC00014 DSC00017 DSC00023 DSC00028 DSC00032 unnamed (1) unnamed (2) unnamed (4) unnamed (5) unnamed (6) unnamed (7) unnamed (8) unnamed (9) unnamed (10) unnamed (11) unnamed (12) unnamed (14) unnamed (15) unnamed (16)