Fórum da Família – CA UCPD

 “A presença da família na escola significa cumplicidade entre aluno, escola e famílias.” Lindinalva S. Belo

 

O Colégio Arquidiocesano Unidade Cônego Paulo Dilascio promoveu o 1º Fórum da Família. O encontro objetivou esclarecer aos participantes os  objetivos  desse evento na escola  durante o ano letivo

  “Educação a SEIS mãos” – Família + Filhos + Escola = SUCESSO

 Considerando o tema do Projeto Institucional – “Educar para o servir: gesto de amor”,  realizou-se a abertura com a apresentação de um vídeo para reflexão e comentários. Aconteceu, também, uma retrospectiva de temas abordados nos anos anteriores e uma dinâmica de acolhimento.

Durante o Fórum, momentos de interação oportunizaram a simulação de uma prática de sala de aula – a Avaliação Coletiva (AC). Assim, os pais dos segmentos Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio foram divididos em grupos e assumiram o papel de alunos, vivenciando os diversos momentos desenvolvidos nesse processo avaliativo.  As atividades foram elaboradas de forma a permitir o entendimento e esclarecimento da forma como seus filhos são avaliados nos trabalhos em grupo, com orientação e apresentação dos objetivos e metas de aprendizagem a serem atingidos.

Atividades de recortes e colagens foram instrumentos usados para que os grupos escolhessem temas a serem abordados nos próximos eventos. Relacionamento familiar, alimentação saudável, violência e agressão, bullying, influência das mídias na vida dos adolescentes, religiosidade, etc, foram temas apresentados.

O senhor Rui Antônio de Freitas deu seu depoimento, pontuando sobre a relevância de eventos assim acontecerem na escola e que a participação dos pais é fundamental, de modo a estreitar relações com as famílias.

Durante o trabalho realizado com os pais, os filhos que os acompanharam foram acolhidos por professores com atividades na sala de informática. O encerramento foi um lanche de confraternização.

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????