COBRA-CEGA

O aluno Olavo, do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, achou uma cobra no jardim de sua casa e a levou para escola, em um vidro vedado, a fim de discutir com os colegas sobre o animal.

Durante as conversas, os alunos, orientados pela professor regente, Lucielle, observaram e pesquisaram sobre o bichinho encontrado por Olavo, as atividades foram variadas, até um texto coletivo foi produzido pela turma:

Você sabe que tipo de animal é esse?

A) Uma cobra, oras!
B) Uma espécie de minhoca gigante.
C) Um lagarto sem patas.
D) Uma cobra-de-duas-cabeças.
E) Um parente da cobra-de-duas-cabeças.

Nenhuma das respostas está correta!

As cobrascegas, ou cecílias, são, na verdade, animais pertencentes a um grupo dos anfíbios. Assim, não são lagartos nem cobras e, muito menos, minhocas, já que estas, para início de conversa, são animais invertebrados. Também não são cobras de duas cabeças.

A maioria das espécies de cobrascegas vive enterrada no solo e, graças à cabeça bem dura que possuem, podem escavar galerias usando essa parte do corpo. Elas podem ser vistas, embora raramente, embaixo de folhas secas e úmidas: a serapilheira.

Em nosso país, existem pelo menos 26 espécies desses animais já registradas pelos cientistas!

cobra 2 cobra-cega 1 cobra-cega 2 cobra-cega 3 ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????