Iniciação Literária e Formação de Leitores

A Literatura Infantil é arte que usa a palavra como linguagem expressiva e como tal deve ser trabalhada. Mais do que um modo de cognição, a Literatura é um alimento para alma.

                                                                                                                                                   (Teresa Colomer)

É importante entender que a Literatura Infantil, como parte do cotidiano dos educandos, é o pilar fundamental na formação de leitores. Configura mais do que um momento lúdico. Trata-se de uma proposta institucional e deve envolver professores, auxiliares, equipe diretiva, pais e crianças, parceiros dessa caminhada, visando ampliação de conhecimentos, além do prazer, que a Literatura, em geral, oferece.

No Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, a Iniciação Literária tem sido oferecida desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Além da proposta maior que é o envolvimento com a leitura, é também a oportunidade de contato com os diferentes gêneros textuais. Momento em que a interlocução, a dialogia, dentre outras atividades permitem a comunicação, o estar com o outro. Representa um modo de sair do que é convencional e possibilita, ao mesmo tempo, aos envolvidos no processo, a retornar ao mundo real mais enriquecidos, mais humanizados.

Para a Educação Infantil, a Iniciação Literária é ministrada pela professora Maria Luzia Gonzaga que é formada em Práticas Pedagógicas bem como em Letramento pela Universidade Federal de Ouro Preto. Além da formação acadêmica, a professora Luzia é especialista na arte de transformar as obras a em atividades que contemplam o importante hábito da Leitura.

Já para o Ensino Fundamental, alinhando a proposta pedagógica do CAOP às atividades literárias, a professora Luci Celeste de Melo Leite, formada em Letras e também profissional da Educação, por meio de sua experiência, tem conduzido este momento, preservando as características de cada faixa etária, resguardando assim o que é planejado e orientado para cada turma dos segmentos, uma vez que leciona a disciplina de Literatura no Ensino Médio.

Pedagogicamente, o objetivo do projeto literário está além da obrigatoriedade, da leitura. É essencialmente, em seu processo, uma possibilidade de enobrecer os sentimentos de cada indivíduo, enriquecendo-lhe a vida, proporcionando-lhe alegria e sentido, por meio desta arte, que é a Literatura.

??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ??????????????????????????????? ???????????????????????????????