PALAVRA DO DIRETOR

Prezados Pais / Responsáveis por Alunos (as) do CAOP,

Cordiais Saudações!

É com estima e respeito que usamos deste meio para agradecer aos Senhores e às Senhoras pela confiança e parceria estabelecidas durante o ano de 2011.

Neste período, ações foram implementadas, com o objetivo de reconfigurar o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, não somente no que diz respeito ao espaço, em se tratando do prédio, mas também no oferecimento de possibilidades de aprendizagem, por meio de instrumentos que dão suporte ao propósito maior, que é o pedagógico.

A reforma do Laboratório de Informática tem dado aos educandos e aos educadores oportunidades de exercitarem, constantemente, a linguagem tecnológica, que é sinônimo de atualização no meio educacional, enquanto instrumento mediador de ensino e de aprendizagem. Haja vista, a utilização da Plataforma Moodle na Oficina de Escrita, nas Disciplinas de Filosofia e de Geografia. Pontua-se significativamente a utilização de recursos tecnológicos disponibilizados neste setor, na execução dos produtos finais, relacionados aos projetos desenvolvidos pelos alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Em sequência aos nossos projetos de adequação, está o Laboratório de Ciências: Física, Química, Biologia. Este espaço, antes reduzido, foi ampliado e encontra-se em fase de acabamentos, incluindo a aquisição de novos equipamentos.

Outra atualização, que tem redirecionado os serviços aos nossos atendidos, é o novo Portal do CAOP, www.arquidiocesano.com Por meio dele, podem-se fazer consultas sobre a vida escolar do(a) Aluno(a), Projetos de trabalhos, Equipe de Profissionais, Sistema de Avaliações, Mapas de Instrumentos Avaliativos, Proposta Pedagógica, além da História do CAOP.

Atualmente, antecedido pelo Planejamento Estratégico, sob assessoria do Instituto Axis, que neste mês, tem envolvido em curso a Equipe formada pela Direção, Coordenação, Professores e Funcionários, representantes de Setores do CAOP, encontra-se o Projeto Político Pedagógico. Este, em fase de releitura, juntamente com os professores, para posterior re-escrita, será a redimensão do PPP já existente, o que possibilitará a recondução das ações para avanço da proposta educacional no CAOP.

Atitude importante, tomada neste ano, foi a contratação de uma Orientadora Educacional para integrar à Equipe Pedagógica. Depois da análise das necessidades do Colégio, esta foi uma urgência, com base nas situações diárias estabelecidas no CAOP.

Numa ação inovadora de total atenção ao propósito maior do CAOP, que é o Pedagógico, a partir de 2012, uma Equipe Pedagógica passará a atender a todos os segmentos de Educação. Pretende-se, assim, implantar um processo de trabalho conjunto, objetivando o desenvolvimento pleno do educando. Nesta oportunidade, comunicamos que a Coordenadora Mara Reis Lapertosa solicitou o seu desligamento desta instituição.

Em 2012, será mantida a parceria com a Zoom Lego Education e com a Rede Pitágoras de Ensino, a qual atenderá  da Educação Infantil até o 9.º Ano do Ensino Fundamental II.

A parceria com o Bernoulli será ampliada para todo o Ensino Médio, o que possibilitará a abertura do Pré – Vestibular/ENEM – CAOP.

Nova parceria está sendo consolidada com a Total Educacional, com a aquisição de objetos de aprendizagem. O objetivo é, por meio deste recurso tecnológico, em um contexto virtual, aprimorar e potencializar as atividades dos educadores do CAOP. Em 3D, os objetos de aprendizagem são formas inovadoras e criativas que estarão disponíveis nas seguintes disciplinas: Biologia, Química, Matemática e Física. Confiram o demonstrativo de alguns itens no seguinte site www.totaleducacional.com.br.

Em fase de reconfiguração, encontra-se o Núcleo de Línguas, com nova proposta de trabalho para o próximo ano, não apenas priorizando as Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol), mas também a Língua Portuguesa, contemplando projetos de leitura, biblioteca circulante, dentre outros que propiciarão o aprimoramento da condição leitora dos alunos do CAOP.

Projeto de suporte aos alunos que continuará a ser oferecido, é o de Monitorias. Além deste, serão implantadas as Oficinas de Música e de Teatro em horário extra-turno.

Para atender às demandas da Educação Infantil, está em planejamento a reforma do espaço que atende ao segmento. O projeto contempla aspectos normativos e relativos aos Espaços Físicos e Recursos Materiais. Sendo assim, a proposta é adequar os ambientes internos e externos, integrando as práticas pedagógicas, a cultura, o desenvolvimento infantil e a acessibilidade universal, envolvendo o conceito de ambientes inclusivos.

Encerrando, queremos reafirmar nossa gratidão pela parceria que possibilitou as inovações supracitadas ao longo deste ano. Continuamos contando com a confiança dos(as) Senhores(as) para que 2012 seja pleno na busca de uma Educação de Qualidade.

Neste ensejo, renovo minhas considerações e estima!

 

Padre Tarcísio Sebastião Moreira – Diretor Geral do CAOP