Lavras Novas – Um lugar onde a História e a Cultura se encontram…

Os alunos das 7ª séries 01 e 02 do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, acompanhados do professor de História, Renato de Andrade, e da professora de Língua Portuguesa, Cláudia Keller, foram “re-conhecer” Lavras Novas, distrito pertencente a Ouro Preto.

Originalmente, Lavras Novas já era um local conhecido por todos nós. Por isso, necessário se fez “re-descobrir” o local, rico em cultura, arte e tradições. Nada melhor, para atingir o nosso objetivo, do que ter contato com a população local. Para isso, rumamos a Lavras Novas para passar uma tarde ali e fazer um registro oral e fotográfico em que observamos:

O casario de Lavras novas, tentando identificar qual seriam as construções típicas do local e as novas edificações e suas intervenções na paisagem.

Fotografar e conhecer o Artesanato de Taquara, fazer típico de Lavras Novas. Para tanto, visitamos uma loja e uma oficina de trabalho, em que os alunos puderam ter contato e conhecer o artesão Sr. Carlos que, gentilmente nos narrou o seu saber, repassado por gerações, acentuando em nós a importância da preservação do seu saber.

Visita a uma pousada e restaurante em Lavras Novas – do Sr. Domingos, em que os alunos puderam observar a paisagem através de um Mirante existente no local.

Conhecer um artista plástico local chamado Advânio Lessa. Os alunos puderam conhecer sua casa-atelier do artista e também ouvi-lo narrar o seu processo criativo.

As cores, as formas, o material utilizado e o seu jeito de fazer… são características únicas desse artista de Lavras Novas. Advânio já participou de exposições internacionais levando a sua arte e, atualmente, prepara uma obra composta por aproximadamente 100 peças que serão expostas em 2012 no Museu Inhotim.

 

Prof. Renato de Andrade