Profissão: uma escolha que merece atenção

Nem sempre escolher a profissão é uma decisão fácil. Com conhecimento, a escolha torna-se mais consciente”.

 

” Acompanhado pela professora de Sociologia Carla Costa Freitas, alunos da 2ª serie do Ens. Médio e do 9º ano Ens. Fundamental assistiram a uma sessão de júri popular na cidade de Mariana, presidida pelo Excelentíssimo Drº Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Mariana, Drº Frederico.

O julgamento, realizado na Câmara Municipal, teve duração de 08 horas e 30 minutos: tratava-se do julgamento de um homicídio ocorrido em 2006, dentro de uma escola do município. O desfecho do júri foi acompanhado de muita emoção, pois foram julgados 03 réus, sendo que um quarto envolvido, atualmente falecido, e vítima, eram menores de idade à época do crime.

O júri decidiu, por maioria, que 2 réus eram inocentes e um terceiro, que não compareceu à sessão, era culpado da acusação de homicídio.

Diante da decisão soberana do júri, o Excelentíssimo Drº Juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Mariana, em virtude do caráter pedagógico da pena,  sentenciou o culpado em 08 anos de reclusão, pelo fato do crime ocorrer dentro de um educandário.

 A atividade fez parte do Projeto “Profissão: uma escolha que merece atenção”, e teve como objetivo possibilitar um maior contato dos alunos com as possíveis atuações do acadêmico de Direito, tais como: juiz, delegado, assessor jurídico, promotor de justiça, advogado, etc.  Na oportunidade, puderam conhecer e descobrir as áreas de atuação do profissional do Direito e suas diferentes perspectivas de trabalho.

1 DSC03685 DSC03687 DSC03688 DSC03689