SÓ OS LOUCOS SABEM

Eles dizem que é impossível encontrar o amor sem perder a razão, mas pra quem tem pensamento forte o impossível é só questão de opinião… E disso os loucos sabem,
só os loucos sabem
”.

Essa música, de Charlie Brown Jr, revela muito da nossa vida e, principalmente, do momento que os alunos da 8ª série do Colégio Arquidiocesano – Unidade Ouro Preto estão vivendo em preparação para o Natal.

O trabalho é interdisciplinar e envolve as disciplinas de Ensino Religioso e Ética e Cidadania. Para entrar no espírito natalino, as duas disciplinas irão trabalhar aspectos acerca da dimensão do esvaziamento de Deus como incentivo ao esvaziamento humano, objetivando estudar a história da loucura.

O primeiro momento aconteceu no dia 23 de outubro, sendo, portanto, muito significativo e interativo; alunos, professores se envolveram em um ambiente de reflexão que contou com a participação singular do Psiquiatra Lucas Paiva. Os alunos puderam assistir vídeos sobre a situação da loucura; posteriormente, dividiram-se em seis grupos para realização de dinâmicas tendo como finalidade criar cenas que envolvessem a loucura; e encerraram as atividades refletindo sobre a superação de ideias pré-estabelecidas e por vezes preconceituosas em nominar loucos e normais.

É necessário estabelecer um confronto existencial, na cultura atual, entre normalidade e loucura, pois os papéis, em número significativo, foram invertidos. O verdadeiro charme humano consiste em perder as estribeiras: ser autêntico num mundo que estabelece paradigmas ilusórios e desconsidera o ser humano. É preciso, portanto, reconstruir ou resignificar o horizonte da loucura, encontrar ou consolidar o sentido da vida, tomando consciência da angustia que envolve a existência humana, e perceber que a miséria humana não é a ausência de dinheiro, a pobreza financeira que não é agradável é a mais fácil de ser tratada, a pior pobreza é a de alma, de afeto, de solidariedade, de sentimento e de humanidade.

1 DSC05676 DSC05677 DSC05678 DSC05679 DSC05680 DSC05681 DSC05689 DSC05691 DSC05695 DSC05696 DSC05707 DSC05723 DSC05727 DSC05734