CÔNEGO TARCÍSIO SEBASTIÃO MOREIRA

Tendo em vista a comemoração dos 265 anos do Cabido de Mariana, criado em 1748, pelo primeiro Bispo, Dom Frei Manoel da Cruz, e de acordo com seu Estatuto, atualizado em 08 de dezembro de 1985, por Dom Oscar de Oliveira, em conformidade com os cânones 503-510 do Código de Direito Canônico, o Senhor Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha nomeou o Diretor Geral do Colégio Arquidiocesano- Unidade Ouro Preto e Unidade Cônego Paulo Dilascio, Pe. Tarcísio Sebastião Moreira, a Cônego.

De acordo com o Art.1.º do Capítulo I – Da Natureza do Cabido- o Cabido de Cônegos da Catedral “é o Colégio de Sacerdotes, ao qual compete realizar as funções litúrgicas mais solenes na Igreja Catedral: além disso, compete ao Cabido da Catedral desempenhar as funções que lhe são confiadas pelo direito ou pelo Bispo Diocesano”( cânon 503).

Ainda no Art.16 –Capítulo VII – Dos Cônegos Honorários – Rara e cautamente, o Arcebispo nomeia, ouvido o Cabido, os Cônegos Honorários, que especialmente o merecerem; se forem de outra Diocese, o Arcebispo tem de pedir o assentimento do Bispo Próprio.

A promulgação da nomeação do Padre Tarcísio Sebastião Moreira foi feita na Missa da Unidade, na Sé de Mariana, no dia 23 de março de 2013.

Receba o Cônego Tarcísio Sebastião Moreira os devidos cumprimentos por ter merecido esta tradicional Dignidade, que é também uma justa homenagem pelo trabalho realizado junto às Comunidades da Arquidiocese em que atuou e atua, às Obras Sociais e ao Colégio Arquidiocesano.

Que Maria, Mãe de Jesus, sustente, com sua contínua proteção, os  passos dos filhos de Deus e, sobretudo, interceda-O pela humanidade!

cônego Tarcisio