AVALIAÇÃO: MOMENTO DE APRENDIZAGEM

A ciência pedagógica, hoje, está suficientemente amadurecida para oferecer subsídios à condução de uma prática educativa capaz de levar à construção de resultados significativos da aprendizagem, que se manifestem em prol do desenvolvimento do educando. ( LUCKESI)

A proposta de avaliação para os(as) Alunos(as) do Ensino Médio do Colégio Arquidiocesano, em 2013, está estruturada de forma diferenciada. Os horários de aplicação das Avaliações Individuais- AIs  serão no turno da tarde (13:30 às 16:00).

Deseja-se, com esta proposta, criar nos(as) alunos(as) ritmo de estudo e de preparação para os desafios  pós Ensino Médio.

No turno da manhã, para o referido segmento de ensino, as aulas são destinadas para exposição de conteúdo por parte dos professores, Avaliações Coletivas(AC), resolução de atividades e dúvidas, para estudos,

As avaliações aplicadas não têm como objetivo apenas a verificação do aprendizado de conteúdos básicos. O foco principal é verificar as competências e habilidades que o(a) aluno(a) domina e proporcioná-lo(a) oportunidades para desenvolvê-las.

De acordo com as disciplinas que compõem o Ensino Médio, o(a) aluno(a) deve, por meio das Avaliações, demonstrar capacidade para interpretar gráficos, textos, mapas e informações em diversas linguagens. Além disso, ser capaz de argumentar.

O maior desafio tem sido trabalhar com instrumentos avaliativos que  estejam  de acordo com aquilo que se espera de um aluno que sairá do Ensino Médio.

Pensando em mercado de trabalho, é importante ressaltar que este espera mais do que um trabalhador que conheça apenas conteúdos. O trabalhador precisa apresentar habilidades e competências múltiplas, para que possa desempenhar um bom papel dentro da empresa em que atuará.

Portanto, quando se realiza avaliação no Colégio Arquidiocesano a intenção é fazer deste momento, também, uma das oportunidades de aprendizagem,  considerando a realidade de vida e de mercado.