Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

SEGUNDA FASE: REGIME ESPECIAL DE AULAS NÃO-PRESENCIAIS 2020

A partir do dia 02/06/2020, o REGIME ESPECIAL DE AULAS NÃO-PRESENCIAIS terá continuidade, em consonância com o Plano de Ações Pedagógicas na modalidade Remota.

Até o dia 15/05/2020, cada professor(a) ministrou as atividades, de acordo com os Recursos Midiáticos e outros suportes que dominam, via Plataforma Moodle e Meu Bernoulli.

Após o recesso antecipado, período de adaptação, tanto de estudantes, quanto de famílias e professores(as) às demandas do Ambiente Virtual de Aprendizagem, algumas ações serão necessárias, considerando análises, sugestões e devolutivas, sobre as Atividades Pedagógicas já realizadas,  de Mães, Pais e Responsáveis por alunos(as) matriculados(as) no CAOP.

É consenso que o Ensino Remoto não seria uma opção, nem para os(as) Educadores(as) e muito menos para os(as) contratantes dos Serviços Educacionais de forma geral. No entanto, essa tem sido uma possibilidade, uma vez que não se trata de Ensino a Distância, mas uma condição momentânea!

Porém, os(as) Docentes têm se ressignificado enquanto agentes em práticas pedagógicas. Muitos(as) se reinventaram tecnologicamente. Estão aprendendo a lecionar sem estar na escola.

Os(As) Alunos(as) estão aprendendo a aprender longe da escola.

Pais e Mães, de alguma forma, se organizaram para acompanhar os(as) filhos(as), questionando e atentando-se para observar uma melhor forma de mediar a aprendizagem da criança, do(a) jovem. Seja ele, seja ela, trata-se de um ser social e intenso; vivencia cada momento de acordo com o que lhe apresenta.

No ambiente escolar, tem-se controle do que se deseja ensinar. Há propostas que vislumbram habilidades e competências, pilares da Educação.

Pai e mãe podem não ter a didática, mas são fundamentais no estabelecimento de uma Rotina de Estudos, para, de acordo com cada faixa etária e segmento estudantil, continuar o desenvolvimento de autonomia e potencialidades, ainda que em uma situação de emergência como a que todos(as) estão inseridos(as).

Para ilustrar, vale refletir sobre a dicotomia que uma criança, um(a) jovem vivencia: a MÁSCARA.

Para criança, até outro dia a máscara era uma brincadeira. Atualmente, passou a ser acessório importantíssimo. Fundamental para os cuidados com a saúde de todos(as)!

Para o(a) jovem, ficar a frente de um celular, de um computador, por horas a fio, seria uma ação normal e muito natural se fosse para os seus interesses. Na atualidade, para os estudos não tem sido tarefa fácil.

É necessário mudar o pensamento de se pensar que há perda tempo em tempos de Pandemia, principalmente, quando as atividades estão sendo aplicadas na condição remota.

Não subestime o raciocínio de uma criança, ela precisa viver emocional e cognitivamente.

Para os(as) Alunos(as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais é fundamental: Educar, cuidar, brincar.

Ensinar a criança a se higienizar.

Incentivá-la a se alimentar sozinha, desenvolver a autonomia.

Ao se fazer pela criança, é uma forma de impedir que ele(a) “cresça”.

A criança aprende de acordo com o contexto e realidade em que vive.

As vivências do contexto familiar proporcionam à criança experiências de relação com o outro, consigo mesma, com objetos, com limites, com sentimentos.

Para os(as) Alunos(as) do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, a análise é mais profunda, pois, esses(as) já percebem as perdas, são pessoas vulneráveis emocionalmente.  Muitos(as) deles(as) definem se os pais são ausentes, se os pais gostariam de estar presentes, têm medo de lidar com as incertezas, ainda não controlam as emoções.

Quem imaginou que em 2020 o Planeta passaria por essa situação? Todos(as) estão abalados(as).

A quarentena trouxe um significado diferente para o TEMPO. O desafio é ressignificar o tempo. Tudo que se está passando gerará um aprendizado. É momento de receber e dar apoio.

Família e escola é uma parceria fundamental. Não em função de um distanciamento social, mas para um bem comum: o(a) discente.

A EMPATIA precisa ser desenvolvida e exercitada. Nada será como antes.

Portanto, a partir do dia 02/06/2020, a Segunda Fase de Atividades Não-Presencial terá início. Considerando sugestões e críticas, tem-se investido em mais instrumentos que possam suavizar a “caminhada”!

Mais uma vez, é primordial estabelecer e consolidar a conexão: Família e Escola.

Nesta primeira semana de junho, as Atividades serão planejadas e postadas nas Plataformas, com as devidas orientações.

A Equipe Diretiva e Pedagógica tem trabalhado em Planejamentos para retorno às Atividades Presenciais, no entanto, ainda não há uma data definida, mas uma hora tudo precisará chegar a seu devido lugar, no tempo e nas ações. É um período de turbulências pelo qual se está passando.

Trata-se de um cenário de incertezas. Nesse caso, reinventar-se e agir com tranquilidade contribuem para não desencadear mais transtornos.

A vida exigiu de todos(as) uma pausa. Então, quando se sentir incomodado(a) e desmotivado(a), ouça uma música, assista a um filme, faça uma atividade que possa acalmá-lo(a).

Invista no diálogo!

Há uma caminhada pela frente.

Assim, quanto à próxima fase, pede-se que sejam observadas as seguintes orientações:

– Estabelecer uma Rotina de Estudos com o(a) seu(sua) filho(a);

– Acesso diário de seu(sua) filho(a) às Plataformas;

– Atentar-se para o Roteiro e agendamento de orientações de Estudos e Atividades;

– Seguir os horários de aulas que é o mesmo quando presencial.

Reitera-se que a Equipe Diretiva, Coordenação Pedagógica, Educadores(as), colaboradores(as) estão investindo esforços, para que possam oferecer o melhor em suas práticas.

Em caso de dúvidas, observe a natureza de sua dificuldade e entre em contato por telefone ou por e-mail.

CONTATOS:

WhatsApp: (31) 995907487

(31) 989849419

 

Para Questões Pedagógicas:

coordenacao@arquidiocesano.com

Para Questões relacionadas a Boleto e Negociação:

recebimentoscaop1@arquidiocesano.com

Para Questões Financeiras Emergenciais:

financeiro.caop@arquidiocesano.com

Para Questões Acadêmicas:

caop.secretaria@arqidiocesano.com

Para Questões relacionadas às Plataformas

comunicacao@arquidiocesano.com

Com os melhores cumprimentos, que Deus abençoe a todas as nações, fortalecendo-as e proporcionando a cada cidadão(ã): saúde e Paz!

Veja também:

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...

Mulheres de sonhos e de muita determinação, Mães, Esposas, Filhas, Irmãs, Amigas, Profissionais visionárias e competentes, que cada uma de vocês saibam o quanto são admiradas por sua coragem, sua ...

Uma das iniciativas propostas pelo Colégio Arquidiocesano é promover o Carnaval Solidário por meio do Bloco Pula Velhinho. Esse, formado por Alunos(as) desta Instituição, visa compartilhar alegria e momentos de ...