Comunicado às famílias do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Este é um momento singular na vida de cada ser humano: o de isolamento social.

O Colégio Arquidiocesano, enquanto Instituição, quando foi convocado a parar suas atividades, totalmente, optou por continuá-las de forma remota (home-office) com as famílias, objetivando que os alunos e alunas do CAOP pudessem seguir uma Rotina de Estudo Diário.

O tempo e a organização da escola não são os mesmos de uma casa.

O tempo de estudo em casa deve ser de, no mínimo, duas a três horas por dia, dependendo do ritmo de cada aluno(a) e da organização da família para que esse momento seja significativamente proveitoso.

No princípio da suspensão das Atividades Presenciais, o trabalho remoto foi realizado de forma emergencial, uma vez que não se tinha, como objetivo, inserir, nas Plataformas, assuntos que demandam uma didática mediada por um(a) professor(a).

Partiu-se do pressuposto de que a família organizaria uma ROTINA DE ESTUDOS, para que a criança ou o adolescente não se esquecesse de informações importantes e necessárias para a consolidação do conhecimento.

Na atualidade, diante das demandas, questionamentos e monitoramento do que tem sido realizado, percebeu-se que, alguns aspectos podem ser aprimorados, vislumbrando aprimorar  as atividades remotas, com a utilização das videoaulas da Plataforma Meu Bernoulli e  do Chat, para tirar dúvidas do(a) aluno(a), das famílias que têm acompanhado o processo de forma atenta. Outras formas de atender, caso haja alguma dificuldade em realizar as atividades propostas, têm sido oferecidas nesse contexto virtual.

Na atualidade, não há um posicionamento quanto ao retorno às Atividades Presenciais, uma vez que são medidas preventivas para a pandemia, sob orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e dos órgãos competentes como Ministério da Saúde, SNPRO, SINEP, SAAE, SER, SEE, etc.

O Conselho Estadual de Educação regulamentou que o Ensino Fundamental e Ensino Médio tenham uma carga horária anual de 800 horas e estas serão cumpridas.

As atividades remotas poderão fazer parte dessa carga horária, caso a escola avalie essa necessidade.

O Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto fará a reposição dos dias letivos e a carga horária obrigatória será cumprida, de acordo com a legislação vigente.

O Material Didático, que integra a Proposta Pedagógica praticada no CAOP, requer tempo e habilidade para cumpri-lo, de acordo com o planejamento organizado pelos Regentes de cada Componente Curricular.

Para a Educação Infantil, desde o Maternal até o Ensino Fundamental Anos Iniciais, estão sendo oferecidas, via Plataforma Moodle, atividades elaboradas pelos(as) Professores(as) Regentes das turmas, inclusive das Aulas Especializadas. Trata-se de atividades interativas, lúdicas e, didaticamente, adequadas, observando as metodologias ativas de forma que poderão ser organizadas em casa, com mediação de um familiar. Com as referidas propostas visa-se a aquisição de pré-requisitos para a alfabetização e para o letramento.

A Plataforma, que integra o Bernoulli Sistema de Ensino, tem disponibilizado as videoaulas, referentes aos Capítulos, presentes no Livro Didático, e, devem ser acessadas, para motivar a criança, iniciando, assim, a experiência da aula invertida.

As informações sempre irão compor a formação do indivíduo.

Há Componentes Curriculares que, com a leitura atenta dos conteúdos por parte dos(as) alunos(as) , poderão ser facilmente compreendidos.

Os (As) alunos(a) do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio estão realizando atividades online, bem como simulados e outros procedimentos, visando a prova do ENEM. Videoaulas, chats, fórum, avaliações, simulados online, ebooks e outros recursos estão sendo disponibilizados para todos(as), de maneira remota.

Quanto ao pagamento das mensalidades escolares, é necessário efetivá-lo, pois foi um compromisso firmado em um contrato e não haverá prejuízo, nem para vocês e nem para a escola, uma vez que os dias serão compensados (sábados, feriados facultativos, julho, semana de outubro, podendo se estender até janeiro).

Não haverá cobrança extra por parte da escola, diante da necessidade de extensão do período letivo, para honrar com os compromissos declarados em contrato da Instituição com os Contratantes.

Para a Educação Infantil, haverá reposição da carga horária obrigatória, uma vez que para esta faixa etária, trabalhar remotamente é pouco produtivo.

Muitas notícias e resoluções saem a todo instante pelas mídias. Esclarece-se, nesse sentido, que o PROCON não é um órgão legislador. Suas atribuições são de fiscalização da relação consumo/ consumidor. É preciso ter cautela e haver as cabíveis negociações, caso sejam necessárias. Ressalta-se que, havendo necessidade, essas serão resolvidas de maneira individual e de acordo com a dificuldade de cada família, diante do enfrentamento da pandemia.

Todas as atividades que estão nas Plataformas de Aprendizagem serão revisadas e poderão ser avaliadas pelo professor, como forma de valorizar o compromisso e a parceria entre escola e família.  Os alunos, que por algum motivo não conseguiram realizá-las, podem obter ajuda de alguma forma.

Observe a natureza de sua dificuldade e entre em contato por telefone ou por e-mail.

CONTATOS:

Para Questões Pedagógicas:

coordenacao@arquidiocesano.com

Para Questões relacionadas ao Boleto e Negociação:

recebimentoscaop1@arquidiocesano.com

Para Questões Financeiras:

financeiro.caop@arquidiocesano.com

Para Questões Financeiras Emergenciais:

caop.secretaria@arqidiocesano.com

Para Questões relacionadas às Plataformas

comunicacao@arquidiocesano.com

Evidencia-se que todos(as), indistintamente, envolvidos(as) no processo educativo, seja Direção, Coordenação, Funcionários(as), Professores(as) familiares, alunos(as) estão se adaptando a novas maneiras de aprender e, para isso se faz necessária a construção de  um processo coletivo, em que a COLABORAÇÃO tem de existir na forma mais plena em que essa possa ser entendida e praticada.

Os saberes múltiplos terão muito mais significado, pois  estão sendo necessários diante de um forçado novo tempo.

ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DA ROTINA ESCOLAR:

1 – ORGANIZE a rotina, procurando estudar no mesmo período em que estava na escola.

2 – DEFINA um local tranquilo para estudar, tendo o computador, celular ou outro recurso tecnológico necessário.

3 – ESTUDE, no mínimo, por 2 a 3 horas diárias, dividindo esse tempo em dois momentos.

4 – Em caso de dúvida, ENTRE em contato com a escola.

5 – CATALOGUE todas as atividades realizadas em folha.

6 – ORGANIZE o livro e os cadernos, pois, os(as) professores(as) os avaliarão da melhor maneira, quando, presencialmente, forem corrigir, revisar e avaliar as tarefas propostas virtualmente!