Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Atividades Complementares nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

A Equipe Diretiva e Pedagógica do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, mediante aos riscos da PANDEMIA DO CORONAVÍRUS(COVID-19), desde o dia 18/03/2020, suspendeu as Atividades Presenciais por tempo indeterminado.

Cabe a esta Instituição comunicar a todos(as) que, atualmente, a fase é de cumprimento das DETERMINAÇÕES JUDICIAIS, as quais reiteram o fechamento das Instituições Educacionais sem data prevista para reabertura.

Diante da situação vivenciada na atualidade, será elaborado, posteriormente, um novo Calendário Escolar, seguindo as orientações dos Órgãos Educacionais competentes no que concerne a organização e cobrança de todas as resoluções e leis.

No entanto, no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, mesmo de forma virtual, os(as) Discentes e os(as)Docentes continuam envolvidos(as) com as Atividades Pedagógicas, pois, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AS PLATAFORMAS) estão estruturados com diversos instrumentos de Ensino e de Aprendizagem.

Portanto, para todos(as) Alunos(as), desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, há propostas para que os estudos não sejam interrompidos.

Ressalta-se que as Atividades Pedagógicas estão de acordo com os Planejamentos de cada Componente Curricular, por isso, serão, devidamente, revisadas, analisadas e avaliadas, conforme as especificidades de cada Segmento de Ensino. Além disso, será garantido aos(às) Discentes o direito de aprendizagem.

Todos(as) Estudantes do CAOP estão convocados(as) a realizar as Atividades Virtuais!

ORIENTAÇÕES PARA CADA SEGMENTO:

EDUCAÇÃO INFANTIL:

Na Plataforma Meu Bernoulli, os(as) alunos(as) deverão, juntamente com o pai, a mãe e/ou responsável, acessar aos recursos (jogos, vídeos, brincadeiras, videoaulas, dentre outros), nas Unidades de Aprendizagem, referentes aos Capítulos já trabalhados em sala de aula, para consolidar os conteúdos. Ressalta-se que as atividades do Livro Didático que ainda não foram marcadas pelo(a) professor(a), não devem ser feitas.

Na Plataforma MOODLE, os(as) alunos(as) deverão, juntamente com o pai, a mãe e/ou responsável, realizar as atividades propostas pelo(a) professor(a), seguindo as orientações.

Caso o(a) aluno(a) não consiga realizar alguma das atividades, ressalta-se que elas serão retomadas e revisadas no retorno às aulas, sem causar prejuízos quanto ao processo de ensino-aprendizagem.

O(a) aluno(a) que não tiver impressora em casa poderá realizar as atividades no caderno (quando possível). Evidencia-se que a Instituição disponibilizará as impressões no retorno às aulas.

ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS INICIAIS:

Na Plataforma Meu Bernoulli, os(as) alunos(as) deverão, juntamente com o pai, a mãe e/ou responsável, acessar aos recursos (jogos, vídeos, brincadeiras, videoaulas, dentre outros), no Bernoulli XP, referentes aos Capítulos já trabalhados em sala de aula, para consolidar os conteúdos.

Na Plataforma MOODLE, os(as) alunos(as) deverão, juntamente com o pai, a mãe e/ou responsável, realizar as atividades propostas pelo(a) professor(a), seguindo as orientações.

Caso o(a) aluno(a) não consiga realizar alguma das atividades, ressalta-se que elas serão retomadas e revisadas no retorno às aulas, sem causar prejuízos ao processo de ensino-aprendizagem.

O(a) aluno(a) que não tiver impressora em casa poderá realizar as atividades no caderno (quando possível). Evidencia-se que a instituição disponibilizará as impressões no retorno às aulas.

ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS FINAIS e ENSINO MÉDIO:

Encontram-se, tanto na Plataforma Moodle, quanto na Plataforma do Bernoulli Sistema de Ensino: Orientações de Estudos, Atividades Diversas, Trilhas Pedagógicas, com proposições para um estudo autodirigido contextualizado; Videoaulas gravadas pelos(as) professores do Bernoulli, Propostas de Exercícios, Roteiros, Fóruns, Simulados e outros para os(as) estudantes.

Cada aluno(a) deverá ficar atento(a) às indicações e datas de conclusão das Atividades. Assim, não deixe acumular os conteúdos e nem exercícios a serem feitos.

Em caso de dúvidas quanto à resolução de alguma atividade, no retorno às Aulas, o(a) Professor(a) deverá esclarecê-las, primando pela qualidade, coerência, convergência e contextualização entre a Proposta Pedagógica do CAOP e a aprendizagem de cada Aluno(a).

Se houver dificuldades quanto ao acesso às PLATAFORMAS, entre em contato com o Setor de Comunicação, via o seguinte e-mail: comunicacao@arquidiocesano.com.

A Equipe do CAOP encontra-se à disposição para os devidos esclarecimentos.

Veja também:

” Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá (…)” João 11:25     A Equipe Diretiva do Colégio Arquidiocesano de Ouro ...

No ano em que se comemora os 90 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, o Corpo Diretivo tem a honra de convidar o(a) Senhor(a), que estudou no CAOP, para ...

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...