Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

1º Concurso Artístico e Literário

Poesias, contos, fotografias e desenhos são manifestações artísticas importantes, que têm a capacidade de (re)construir os mundos real, imaginário, psicológico e ficcional, bem como resguardar a memória, registrar e representar a cultura e a história.

Sendo assim, no ano em que o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto celebra 85 anos dedicados à Educação, a Equipe Diretiva do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto realizará o 1º Concurso Artístico e Literário do CAOP, intitulado “Literarte”, que culminará na III Mostra Literária e terá como tema “85 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto” e subtema “Identidade e Pensamento Crítico: Transformando Gerações”.

A III Mostra Literária do CAOP versa sobre o tema do Projeto Institucional e irá, por meio da Literatura, de diversas manifestações artísticas e de construções simbólicas, provocar reflexões e corroborar para a construção da identidade, ao reverenciar a expressiva História do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, despertando o sentimento de pertencimento à Comunidade Escolar.

Os(as) alunos(as) da Instituição poderão participar somente com uma obra de cada modalidade, conforme o seguimento estudantil: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

Para as Produções literárias, serão atribuídas pontuações em cada texto, de 0 a 10, observando os quesitos de gênero textual, coerência, coesão, ortografia e criatividade.

Os desenhos serão avaliados nos aspectos: coerência com o tema, originalidade, criatividade e impacto visual (vivacidade, traçado, colorido e perspectiva.)

As fotografias deverão retratar o patrimônio cultural, material, imaterial e histórico do Colégio e serão considerados: coerência com o tema, originalidade, composição fotográfica, impacto visual e qualidade da imagem.

Os resultados serão divulgados no dia da premiação, 28 de novembro, na III Mostra Literária do CAOP, bem como as obras e nomes dos(as) autores(as) serão publicados no Site da Instituição.

Os vencedores receberão certificados, conforme sua classificação final e, no ato da premiação, deverão assinar um Termo de Autorização de uso de imagem e publicação dos textos, desenhos e fotografias, que poderão ilustrar peças publicitárias e materiais Institucionais.

Edital: https://arquidiocesano.com/wp-content/uploads/2019/11/CONCURSO-LITERARTE-2019.pdf

 

Veja também:

” Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá (…)” João 11:25     A Equipe Diretiva do Colégio Arquidiocesano de Ouro ...

No ano em que se comemora os 90 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, o Corpo Diretivo tem a honra de convidar o(a) Senhor(a), que estudou no CAOP, para ...

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...