Bate-papo com Alunos(as) do 1º Período sobre Higiene Bucal

A turma do 1º Período da Educação Infantil estudou a relação entre a alimentação saudável e a saúde bucal. Nas rodas de conversa mediadas pelas professoras Bete e Jana, surgiram várias hipóteses e dúvidas sobre os dentes e a necessidade de uma abordagem mais ampla sobre a temática.

Sendo assim, a mãe do aluno Miguel Costa Castilho de Sousa, Drª Ludmila Costa Castilho de Sousa, odontologista especializada em endodontia, foi convidada para responder às perguntas e às curiosidades da turma.

Durante o bate-papo, as crianças aprenderam que os dentes são como o coração e que devem ser bem cuidados para não adoecerem. Descobriram que a  polpa “coração do dente” fica logo abaixo do esmalte e é muito sensível.

Drª Ludmila ressaltou que os(as) alunos(as) podem comer de tudo, com moderação, mas é indispensável escovar os dentes, principalmente, após o consumo de doces, guloseimas e refrigerantes, sempre com a ajuda de um adulto. A escovação antes de dormir é a mais importante, pois o “bichinho da cárie” trabalha muito durante o sono.

Por fim, as crianças surpreenderam-se ao descobrirem que esse famoso “bichinho da cárie” é uma bactéria, que se torna visível, primeiramente, como uma manchinha branca e, em seguida, como um buraquinho escuro. E aprenderam noções de escovação, quantidade de creme dental ideal, dicas de como utilizar o fio dental, indispensável para uma higienização completa.