Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Informações relativas ao ENEM 2019

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM 2019 estão abertas, desde às 10 horas do dia 06/05/2019 e se encerrarão no dia 17/05/2019 às 23h e 59min, respeitando o horário de Brasília.

Conforme o calendário do ENEM 2019, as provas permanecerão aplicadas em dois domingos e segundo a agenda do Inep, as Provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O MEC utilizará as notas de alguns estudantes como critério de avaliação para o nível de aprendizagem do Ensino Médio.

Contudo, o exame também poderá ser utilizado como critério de seleção através dos programas educacionais. Os mais utilizados são o SISU – Sistema de Seleção Unificada, PROUNI – Programa Universidade para Todos e FIES – Fundo de Financiamento Estudantil.

Para poder fazer a inscrição do ENEM 2019, primeiramente, o(a) Estudante/Candidato(a) deverá ter acesso à internet, portando um celular, tablet ou computador.

O(A) Estudante/Candidato(a) terá exatos 12 dias para se inscrever, pois o prazo se encerrará no dia 17. Terão as inscrições confirmadas aquelas feitas no portal do Inep através do endereço eletrônico: https://enem.inep.gov.br ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS.

Como o exame receberá milhões de candidatos é possível que o sistema tenha uma sobrecarga de acesso. Com isso, tente se cadastrar pela manhã ou durante as madrugadas, pois são os melhores horários.

Siga o passo a passo de como fazer a inscrição para o Enem 2019:

1 – Acessar o portal do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira;

2 – Informe o número do cadastro de Pessoa Física – CPF e data de Nascimento. Para quem solicitou isenção é preciso informar apenas CPF e senha criada no ato do requerimento;

3 – Dados Pessoais: Em alguns campos já terão algumas informações preenchidas, contudo, deverá informar cor ou raça, sexo, número da identidade, órgão expedidor e UF de identidade.

4 – Em seguida deverá apresentar e-mail válido, CEP e Endereço de residência. Vale lembrar que o e-mail deverá ser passado somente em uma única inscrição;

Recursos: Nesta etapa, aqueles que precisam de atendimentos especializados ou específicos irão informar;

5 – Confirmar os dados apresentados. Lembrando que não poderá alterar caso faça a confirmação;

6 – Prova: Deverá optar entre Língua Inglesa e Língua Espanhola, sobre uma delas o(a) candidato(a) responderá 5 questões no dia da prova.

7 – Em seguida apresentar qual UF – Unidade da Federação e Cidade pela qual possui preferência em fazer o exame.

8 – Contudo, o ENEM é aplicado em novembro, sendo assim, informe uma cidade na qual estará nesse período, pois só será possível fazer alteração durante as inscrições.

Por fim, confirme os dados;

9 – Ensino médio: Nessa etapa, basta responder a situação de escolaridade do Ensino Médio;

Por sim o candidato responderá um questionário socioeconômico e criará uma senha de no mínimo 6 e máximo 10 caracteres.

10- Para os que fizeram o pedido de isenção do ENEM 2019 responderá algumas guias como prova e recursos de atendimento. O GRU – Guia de Recolhimento da União será gerado no final da inscrição onde estará no valor de R$85,00. Desse modo, a taxa poderá ser paga em qualquer agência bancária, casas lotéricas e agências dos correios. A mesma deverá ser paga até o dia 23, caso contrário o candidato não terá a inscrição confirmada.

         Local de prova do ENEM 2019

O local de prova do ENEM 2019 será divulgado juntamente com o cartão de confirmação de inscrição. O mesmo poderá ser visualizado na página do participante em outubro, contudo, com data ainda a confirmar.

Os portões dos locais de aplicação estarão abertos a partir das 12h00min com o fechamento às 13h00min horário de Brasília. Entretanto, as provas só serão iniciadas às 13h30min após o sinal dos fiscais. Conforme o edital do Enem 2019, é recomendado que leve o cartão de confirmação de inscrição além de documento com foto.

Vale ressaltar que as provas deverão ser feitas com caneta esferográfica de cor preta fabricada de material transparente. Na porta da sala será disponibilizado um porta objeto onde o candidato deverá guardar seus pertences como celular, relógio, fone e entre outros.

 

       Fontes: https://enem.inep.gov.br/participante/

                       https://enem2019.org/

Veja também:

No ano em que se comemora os 90 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, o Corpo Diretivo tem a honra de convidar o(a) Senhor(a), que estudou no CAOP, para ...

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...

Mulheres de sonhos e de muita determinação, Mães, Esposas, Filhas, Irmãs, Amigas, Profissionais visionárias e competentes, que cada uma de vocês saibam o quanto são admiradas por sua coragem, sua ...