GINCANA AMBIENTAL ANIMA O CAOP!

Com o compromisso de formar alunos conscientes e empenhados em fazer um mundo melhor, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, através dos professores Adriane, Aleçandra, Vanessa e Aldeci, realizaram de maneira interdisciplinar diversas atividades relacionadas ao projeto institucional: “Fraternidade, saúde e cidadania – educar para transformar”. Os alunos dos sextos anos 1, 2 e 3 se envolveram em ações de responsabilidade socioambiental, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a saúde do nosso planeta, uma vez que o excesso de consumo traz como consequência a produção de lixo individual e coletiva.

 No intuito de sistematizar a temática abordada no projeto, no dia 27/09/2012, foi realizada uma Gincana Ambiental, assim, os alunos se envolveram em diversas tarefas que exploraram as questões ambientais e seus reflexos no planeta; as atividades foram julgadas por uma comissão, que contou com a participação de uma representante da Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto.

 Vera Roriz, vice-diretora, salientou que a atividade marca a dinamicidade do ensino aprendizagem no CAOP e contribui para a construção do conhecimento. Com a atividade despertamos em nossos alunos a consciência de responsabilidade e de como o comportamento de cada um é resultado das percepções (individuais e coletivas) dos processos cognitivos, julgamentos, expectativas e vivências. Dessa forma, os estudos de percepção ambiental permitem compreender melhor a inter-relação homem /meio ambiente, seus anseios, critérios de julgamentos e condutas, possibilitando a difusão da conscientização ambiental e cidadã participativa, frente aos vários aspectos da problemática ambiental (RAMOS, 2007).

 Os alunos arrecadaram cerca de 1800 garrafas pets, as quais foram doadas para a Associação de Catadores de Padre Faria (fábrica de vassouras) e 700 peças de roupas, que, também, foram doadas para instituições de caridade da região. Ainda, tivemos atividades que completavam iniciativas artísticas – teatro, música, entre outras.

 Parabéns as equipes, mas, quem ganhou foi o Planeta!