Bonequinho Doce

O trabalho com diferentes gêneros textuais, no 2º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, busca  favorecer a leitura, bem como a produção de textos que circulam no meio social dos alunos. Esta  aprendizagem  vai além da mera decodificação do nosso código alfabético, pois parte da investigação das estruturas textuais dos diversos gêneros, da função social dos mesmos, das suas intenções comunicativas e seus significados.

O Capítulo 1 do nosso livro didático apresenta a proposta de abordagem  dos textos instrucionais, mais especificamente  o gênero receita culinária.

Para a verificação prática da função  de uma receita, da importância da sua clareza e elaboração, com as devidas partes e elementos explícitos,  os (as) alunos  (as) do 2º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, sob a orientação da Professora Nilde Mariza, prepararam um Bonequinho Doce.

Foi um momento de outras possibilidades de aprendizado, discutindo as medidas, ingredientes, alternativas de preparo e organização das etapas de trabalho.

Na oportunidade, foi contada a história do Bonequinho Doce, da autora Alaíde Lisboa, para a apreciação da turma.