MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR- UM MARCO NA HISTÓRIA

            Em virtude do Projeto institucional do CAOP “Fraternidade, saúde e cidadania- Educar para transformar”, alunos e professores do Ensino Médio visitaram a igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto. O intuito deste trabalho de campo é possibilitar a compreensão da importância histórica, cultural e social da Matriz, que comemora 300 anos como comunidade paroquial no trabalho de evangelização e desenvolvimento da saúde espiritual.

            A visita orientada pelo historiador Carlos de Oliveira (Caju) possibilitou a aquisição de informações sobre uma das edificações mais admiradas na cidade. A história envolvendo a paróquia do Pilar, aliada à exuberância, dramaticidade e exagero emocional, características da arte barroca, presentes no interior da igreja, provocaram nos alunos sensações de encantamento e de orgulho.

Aspectos sobre a influência da Matriz no cenário político e religioso, a organização das irmandades religiosas e a reconstrução da igreja com posterior reinauguração através do maior evento colonial, o Triunfo Eucarístico, foram abordados, possibilitando um aprofundamento na história de Ouro Preto e do país.

Após a visita e discussões em sala de aula, comprovou-se que o fascínio exercido pela Matriz do Pilar não se justifica somente pela riqueza existente em sua obra, mas também por representar a “história  feita de religiosidade e cidadania.”