A vida de Padre Mendes contada para crianças

Em comemoração aos 80 anos de fundação do Grêmio Literário Tristão de Ataíde – GLTA e 105 anos de nascimento de seu fundador, Pe. José Pedro Mendes Barros, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto realizou, às 16h do dia 28 de novembro de 2018, uma roda de conversa com a participação da senhora Marília Toffolo e da professora Nilde Marisa de Moura.

Os alunos e alunas do 1º Período ao 5º Ano, acompanhados de professores, monitores e do ex-diretor Padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre, ouviram histórias relacionadas ao Padre Mendes e ao GLTA. Gostaram de saber, por exemplo, que Padre Mendes organizava excursões com os sócios do GLTA . Muitos deles, por causa desta iniciativa, tiveram a oportunidade de conhecer cidades como Brasília, Rio de Janeiro, Barbacena e Sete Lagoas.

Em suas palavras, Marília Toffolo e Nilde Moura enfatizaram a importância da leitura, da arte, da música e da cultura de modo geral para a formação integral do ser humano. Algumas crianças se manifestaram, dizendo que gostam de ler e gostam de literatura. Foi um momento forte dentro de uma programação literária que culminará na 2ª Mostra Literária do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, a realizar-se no dia 01 de dezembro, sábado, tendo como tema: “Teia de Memória Partilhada”.