Roda de Conversa: Memória de um Grêmio Literário

O Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, dentro das atividades referentes à 2ª Mostra Literária, teve o privilégio de realizar, nesta quarta-feira, 28/11, uma Roda de Conversa, que contou com a presença de personalidades reconhecidas no cenário cultural da região. Participaram desse evento a professora Elinor de Oliveira Carvalho, o professor Francisco Carlos Lima, a professora Maria Francelina Silami Ibrahim Drummond e a professora Maria Teresa Guimarães.

Neste ano, o tema desenvolvido foi denominado: “Teia da Memória Partilhada”- idealizado pelo então diretor Padre Paulo Ribeiro Nobre, de modo a evidenciar os 80 anos do Gremio Literário Tristão de Ataíde – GLTA – bem como comemorar os 105 anos de seu fundador, o querido Padre Mendes.

Coube aos convidados da Roda de Conversa discorrer sobre a experiência que tiveram como sócios do GLTA ou ainda como alunos ou amigos do Padre Mendes. No transcorrer emocionante desse bate-papo literário e cultural, todos os participantes imergiram na memória afetiva dos quatro convidados que generosamente partilharam suas pesquisas, histórias e vivências. Foram referenciadas as seguintes obras: “O Semeador”, organizado e editado pela professora Maria Francelina; “A Análise Sintática” e “American English”, ambos escritos pelo Padre José Mendes Barros.

Mais uma atividade pedagógica de extremo bom gosto e requinte promovida pelo CAOP. Parabéns a todos os envolvidos!