Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Feira Cultural com ênfase no Projeto Institucional e na I Mostra Científica

Aconteceu, no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, a Feira Cultural com ênfase no Projeto Institucional e na I Mostra Científica.

A Feira Cultural é um momento de sociabilizar e apreciar trabalhos que foram realizados no desenvolvimento dos Componentes Curriculares com os alunos e alunas, orientados(as) por professores e professoras.

Neste ano, a temática da Feira Cultural versou sobre: A arte de resolver problemas: “Pensar globalmente, agir localmente.

Embasado na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury e fundamentalmente na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o Projeto Institucional manteve o foco sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Em síntese, esse conjunto de competências explicita o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral, de forma a constituir conhecimento, habilidades, valores e atitudes, mobilizando alunos e alunas  a “resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho, visando a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

As atividades educativas, que foram desenvolvidas, refletiram os propósitos nos quais se acredita nesta Instituição, já que são pautados em uma educação promotora de aquisição de competências socioemocionais na mesma medida em que contribui com a formação cognitiva, formando um ser humano de maneira integral.

Tratando-se do Projeto Institucional, no desenvolvimento do tema proposto, duas Instituições da região foram contempladas por algumas Campanhas e ações realizadas no Colégio Arquidiocesano, que visam contribuir para minimizar algumas demandas percebidas como problemas nas referidas Instituições.As duas Instituições são: O Lar São Vicente de Paulo, situado em Ouro Preto;Comunidade da Figueira, situada em Mariana.

Com alunos e alunas, no sentido pedagógico, foram realizadas atividades, desde a conscientização à respeito dessas instituições, como conhecer as realidades delas, necessidades, até contribuições que possam levar, aos assistidos e assistidas, alguns cuidados.Além disso, também evidenciando a relação Eu e a Comunidade, foram realizadas atividades diversificadas e significativas, que contribuíram, sobretudo, para a formação humana dos(as) alunos(as) do Colégio.

Conhecer mais sobre cada uma dessas Instituições possibilitou perceber o quanto é importante o papel daqueles que são envolvidos em suas existências, organizando-as, cuidando de seus assistidos, viabilizando condições para que elas funcionem e cumpram os seus propósitos.

Na ocasião, o Corpo Diretivo e a Coordenação Pedagógica do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto fizeram uma homenagem aos representantes destas Instituições, nas pessoas da Senhora Solange Reis pela Comunidade da Figueira e pelo Lar São Vicente de Paulo: Irmãs Zélia e Maria Aparecida.

No que diz respeito ao Projeto Institucional, na Feira Cultural foi exibido um Documentário intitulado:Lazer, Cultura e Meio Ambiente na Comunidade da Figueira. Também, nesse sentido, foram expostos trabalhos sobre o tema: Protagonismo Jovem- Humanidades e Cidadania e expostos trabalhos na chamada Salada da Loucura que foi motivada pela temática:Identidade – Um olhar sobre o Eu e o Outro.

I Mostra Científica foi enriquecida pela exposição de trabalhos que versaram sobre diversos temas sendo:

  • Floresta Viva e Cuidado com os Animais e as Pessoas;
  • Objetos Recicláveis e Elementos da Natureza;
  • Vacina – Um dever social, um programa de família;
  • Alimentação Saudável, Reino – Bactérias e Horta Fitoterápica;
  • Trilha Sensorial;
  • Formas de Energia e Mistura Homogênea e Heterogênea;
  • Corpo Humano;
  • Água;
  • Experimentações Científicas (Física/Química e Biologia);
  • Fotossíntese e o Desenvolvimento das Plantas;
  • Ação de Fungos e Decomposição da Matéria Orgânica.

Além das Atividades da Feira Cultural, do Projeto Institucional e da Mostra Científica, o Campeonato Esportivo de Jogos Eletrônicos foi uma atração que evidenciou a condução por parte dos Docentes de Educação Física.

Os trabalhos de Robótica ilustraram uma inovadora proposta de aprendizagem.

Feira Cultural com ênfase no Projeto Institucional e na I Mostra Científica, no Colégio Arquidiocesano, teve uma expressiva visitação dos pais, mães, convidados e convidadas. Tratou-se de um momento riquíssimo quanto aos aspectos pedagógicos, culturais e socioemocionais.

Parabéns aos Docentes e Discentes pelos trabalhos expostos!

Veja também:

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...

Mulheres de sonhos e de muita determinação, Mães, Esposas, Filhas, Irmãs, Amigas, Profissionais visionárias e competentes, que cada uma de vocês saibam o quanto são admiradas por sua coragem, sua ...

Uma das iniciativas propostas pelo Colégio Arquidiocesano é promover o Carnaval Solidário por meio do Bloco Pula Velhinho. Esse, formado por Alunos(as) desta Instituição, visa compartilhar alegria e momentos de ...