Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

PALAVRA DO DIRETOR

À Família Caopiana,

Pais e Alunos, Professores e Funcionários;

Minha palavra, neste informativo, tem como objetivo partilhar, com todos os que fazem parte da nossa história, as alegrias de celebrarmos dois anos de serviços a esta Instituição de Ensino e as informações reais sobre o caminho percorrido ao longo deste tempo.

Desde meados de 2010, assumi como diretrizes de trabalho a organização administrativa e pedagógica do CAOP. Dois pilares que revelam a razão de ser do Colégio e o faz, na atualidade, uma Instituição de renome, solidamente constituída.

Quanto à diretriz administrativa, encontrei o Colégio com um índice alto de inadimplência, uma dívida de aproximadamente R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e com uma folha salarial que consumia 90% dos recursos disponíveis. O Colégio não conseguia suprir a demanda financeira para o seu funcionamento e a Mantenedora do Colégio na época, Obras Sociais de Auxílio à Infância Maternidade Monsenhor Horta, vislumbrava o fechamento do mesmo, pois não tinha alternativas para a sobrevida da instituição.

Conforme previa o Estatuto da Mantenedora, tomei posse no dia 07 de Julho de 2010 e me dispus a enfrentar os desafios que me foram apresentados. Muitas decisões foram tomadas, meses de trabalho e muita dedicação para chegarmos em 2012 com novos horizontes e esperanças para o nosso querido CAOP. Mudamos de Mantenedora, deixamos as Obras Sociais de Auxílio à Infância Maternidade Monsenhor Horta e fomos acolhidos pela Fundação Marianense de Educação; pagamos todas as dívidas, salários em dia e em conformidade com a “Convenção Coletiva” de cada categoria e, ainda, adquirimos muitas conquistas para o aperfeiçoamento dos serviços pedagógicos. Quero, inclusive, convidar a todos para uma visita à nossa instituição. Venham conhecer o novo “Laboratório de Informática”, o novo “Laboratório de Ciências, Biologia e Química”, o novo prédio da “Educação Infantil” e os novos investimentos tecnológicos (som e áudio) em nosso auditório.

 Além dos investimentos nos espaços físicos supracitados, aperfeiçoamos os processos administrativos ao implantar um “Sistema de Gestão Financeira e Contábil integrado” que possibilitou maior credibilidade, segurança e transparência na condução dos recursos financeiros. Com a efetivação do WebGiz (programa acadêmico integrado) foi possível informatizar os serviços acadêmicos do CAOP (secretaria, supervisão e biblioteca) e dar maior visibilidade e possibilidade de acompanhamento dos pais ao desempenho escolar dos seus filhos.

Quanto à diretriz pedagógica, trabalhamos com um “Plano de Ação” emergencial em 2011 e, na busca de integração das Unidades de Ensino do CAOP, adaptamos o Plano Pedagógico existente, a fim de aplicá-lo em 2012. Finalmente, neste semestre, iniciamos a construção do nosso Plano Político Pedagógico – PPP, que será implantado em 2013. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas temos a certeza de que o PPP definirá a verdadeira participação da Escola e da Família na formação integral das crianças, adolescentes e jovens que se encontram sob nossa responsabilidade. O resultado deste processo formativo depende da clareza e fortalecimento do real papel destas duas instituições.

Temos, também, a satisfação de informar que o nosso Colégio Arquidiocesano que quando assumi em 2010 possuía 506 alunos em Ouro Preto e 320 na Vila Samarco, hoje conta com 574 alunos em Ouro Preto e 327 na Vila Samarco, o que revela o caminho de expansão do Colégio e, consequentemente, a aprovação do nosso trabalho pela sociedade.

Quero, finalmente, agradecer à Equipe Administrativa e Pedagógica que me acompanha neste processo de reestruração do CAOP. Nada do que elenquei acima seria possível sozinho. Tenho a alegria de poder contar com pessoas qualificadas e competentes neste processo e seria injusto da minha parte esquecê-las. São muitos os que sonham e planejam comigo a possibilidade de termos uma Instituição de Ensino que busque a excelência na qualidade do ensino.

Portanto, caros pais, alunos, professores e funcionários, o CAOP está mais do que nunca fortificado, revitalizado e cada vez mais organizado. Elaboramos nosso “Planejamento Estratégico” com missão, visão e princípios que estão a nortear nossa Instituição e a construção do PPP. Esse passo abre grandes possibilidades para mudanças e aperfeiçoamentos pedagógicos na formação integral de nossos alunos.

Conto com o apoio de todos e me coloco à disposição para qualquer esclarecimento; a sala do diretor está aberta a todos que realmente quiserem dialogar. O Colégio Arquidiocesano é um extraordinário patrimônio da cidade de Ouro Preto e merece ser tratado com respeito e dignidade.

Conheça um pouco mais das novas instalações do Colégio Arquidiocesanode Ouro Preto

Padre Tarcísio Sebastião Moreira

Veja também:

” Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá (…)” João 11:25     A Equipe Diretiva do Colégio Arquidiocesano de Ouro ...

No ano em que se comemora os 90 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, o Corpo Diretivo tem a honra de convidar o(a) Senhor(a), que estudou no CAOP, para ...

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...