Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Acesso a uma Educação de Qualidade

Programa “Acesso a uma Educação de Qualidade”

Edital 02/2017

Processo Seletivo 2017

No Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto a proposta é favorecer o acesso a uma educação de qualidade às crianças, adolescentes e jovens. Neste sentido, torna público o Programa: “Acesso a uma Educação de Qualidade” para a concessão de descontos, com vigência no Ano Letivo de 2017, beneficiando Alunos(as) advindos(as) de Escolas Públicas, mediante Processo Seletivo específico, conforme descrito neste Edital.

I – DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Os alunos serão avaliados através de provas específicas em Língua Portuguesa e Matemática, a serem realizadas no dia 15 de fevereiro de 2017, às 14h, nas dependências do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, Rua Alvarenga, 519 – Cabeças, Ouro Preto MG.

II – DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Os critérios estabelecidos para participação do Processo Seletivo são:

  1. Alunos matriculados em Escola Pública até julho de 2016;
  2. Alunos inscritos no Processo Seletivo, na Secretaria do Colégio Arquidiocesano, até o dia 14 de fevereiro de 2017;
  3. Apresentação de declaração de assiduidade escolar e Boletim (ano 2016) no ato de inscrição;
  4. Assinatura do Responsável pelo Aluno do Termo de Concordância das normas que regem o Processo Seletivo.

III – DOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS

Os benefícios (descontos) a serem concedidos, mediante realização das provas, estão condicionados à pontuação obtida pelo(a) candidato(a), de acordo com a seguinte tabela:

Média obtida na prova Valor do desconto
50 a 59,9% 30%
60 a 69,9% 40%
70% 50%

 

A pontuação total consiste na média resultante da soma das notas obtidas nas provas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os descontos dizem respeito somente às mensalidades escolares, não cobrindo despesas com material didático, lanches, uniformes, transportes, visitas orientadas e atividades consideradas extracurriculares.

A Matrícula do Aluno, independente da pontuação obtida e do grau de desconto alcançado, será realizada mediante pagamento integral do valor da mensalidade para o Ano Letivo de 2017.

IV – DAS VAGAS

O Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto disponibiliza, em 2017, 90 (noventa) vagas para o Programa “Acesso a uma Educação de Qualidade”, assim distribuídas:

Série Vagas
Anos Iniciais – 4º Ano 15
Anos Iniciais – 5º Ano 5
Anos Finais – 6º Ano 15
Anos Finais – 7º Ano 5
Anos Finais – 8º Ano 15
Anos Finais – 9º Ano 15
Ensino Médio – 1ª Série 10
Ensino Médio – 2ª Série 10

 

V – DO RESULTADO

O resultado do Processo Seletivo será divulgado no dia 17/02/2017, a partir das 14 horas, no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto ou pelo telefone (31) 3551 1154.

Caso o número de candidatos aprovados ultrapasse o número de vagas disponíveis em determinada Série/Ano serão classificados os alunos que alcançarem maior pontuação.

Não será permitida a transferência de vagas de uma Série/Ano para outra.

VI – DA MANUTENÇÃO DOS DESCONTOS

Os descontos serão mantidos até que o aluno beneficiado conclua o segmento em que for matriculado, desde que não incorra em uma das cláusulas de cancelamento do desconto. Entenda-se, nesta cláusula, a distinção dos seguintes Segmentos: Educação Infantil, Educação Fundamental Anos Iniciais, Educação Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

VII – DO CANCELAMENTO DOS DESCONTOS

Será cancelado o desconto nas seguintes situações:

  1. Não efetuação da matrícula em tempo hábil.
  2. Inadimplência por seis meses consecutivos.
  3. Indisciplina grave cometida pelo aluno bolsista.
  4. Em caso de repetência da série na qual está matriculado o aluno; salvo situações especiais avaliadas pela comissão de acompanhamento e fiscalização das bolsas de estudo do programa “Acesso a uma Educação de Qualidade” e equipe pedagógica do Colégio Arquidiocesano.

VIII – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os alunos poderão, também, pleitear descontos e bolsas de estudo por meio de Questionário Socioeconômico, disponibilizado pela Fundação Marianense de Educação, Mantenedora do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, sem a obrigatoriedade de realização de provas a que se refere este edital.

Os descontos obtidos pelos critérios de seleção socioeconômicos e avaliação de conhecimentos não são cumulativos.

 

Ouro Preto, 2 de fevereiro de 2017

Pe. Paulo Vicente Ribeiro Nobre

Diretor Geral

Veja também:

” Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá (…)” João 11:25     A Equipe Diretiva do Colégio Arquidiocesano de Ouro ...

No ano em que se comemora os 90 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, o Corpo Diretivo tem a honra de convidar o(a) Senhor(a), que estudou no CAOP, para ...

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...