Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

O VIII ARQUIFORRÓ

O VIII ARQUIFORRÓ, realizado no espaço interno do CAOP, além de celebrar São Pedro, Santo Antônio e São João, neste ano, 2012, saudou Luiz Gonzaga do Nascimento (Gonzagão), o Rei do Baião, também conhecido como o Lua.

Tomando como motivação e sentido para realização da atividade pedagógica que é a Festa Junina realizada em espaço escolar, O CAOP homenageou este ímpar compositor da Música Popular Brasileira.  Antes da realização da Festa, que aconteceu no dia 16/06/2012, os (as) alunos(as), em trabalho interdisciplinar  entre as disciplinas: Língua , História, Artes e Educação Física desenvolveram trabalhos de análise  de algumas das canções, a exemplo:  O Xote das Meninas, Asa Branca, Assum Preto e outras, contextualizadamente, coreografadas pelo Professor Gisângelo Sebastião de Abreu Machado (TIM).

Para os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem ficou a lição sobre o Gonzagão.

Resumidamente, nas aulas de Língua Portuguesa, de Artes e de História foram desenvolvidas atividades que confirmaram o reconhecimento do Mestre do Xote. Este autêntico ícone brasileiro que não teve vergonha de se vestir como cangaceiro para defender a sua arte. Além disso, registrou em suas canções características do nordeste brasileiro, por exemplo, a seca.  Com sabedoria, em suas letras, Luiz Gonzaga abordou, também, questões pontuais referentes a sentimentos e histórias de seu povo.

Foi neste tema que a Direção, Coordenação, Professores (as), Alunos (as), Funcionários(as), Mães, Pais Familiares e Convidados do CAOP  divertiram-se, dançaram e degustaram as delícias do cardápio junino.

Seguem depoimentos de a convidados.

“Quero parabenizar à Direção, Coordenação e Equipe de Profissionais do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto pela belíssima Festa Junina realizada no dia 16/06 (Sábado).”

“A cultura regional foi muito bem representada pelos nossos filhos , através do cortejo e danças típicas apresentadas pelas crianças com muita animação e entusiasmo .”

O festejo foi contemplado com um cenário de decoração  enriquecedor , estimulando a criatividade e liberdade de expressão das crianças .

Estes momentos educativos de descontração e entretenimento a meu ver, desenvolve em nossos filhos um aprendizado prazeroso e promove também nos pais a confiança e harmonia necessária entre família e escola . PARABÉNS !

Marinês Auxiliadora Alves Costa Rodrigues , Mãe de Yasmim Camille Alves Costa Rodrigues . 2° ano (7anos.)

Gostei muito. Foi muito bacana. Me diverti  muito. Pode repetir no ano que vem. Maria da Conceição – Mãe de Sávio Santos – ef62-9

 

 

Veja também:

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...

Mulheres de sonhos e de muita determinação, Mães, Esposas, Filhas, Irmãs, Amigas, Profissionais visionárias e competentes, que cada uma de vocês saibam o quanto são admiradas por sua coragem, sua ...

Uma das iniciativas propostas pelo Colégio Arquidiocesano é promover o Carnaval Solidário por meio do Bloco Pula Velhinho. Esse, formado por Alunos(as) desta Instituição, visa compartilhar alegria e momentos de ...