UCPD para sempre

ecl31

Tributo de gratidão à equipe de coordenadores, professores e técnicos administrativos, de ontem e de hoje, do Colégio Arquidiocesano Unidade Cônego Paulo Dilascio (UCPD).

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3,1)

Há questões na vida que são bem difíceis de entender, acreditar e aceitar. Em geral, a rotina, o apego a planos, preocupações com o futuro ou ainda a saudade do passado, ocupa-nos de modo tão contínuo e duradouro, que esquecemos a importância de aproveitar o presente ou ainda de entender certas mudanças.

Mas é preciso não nos permitir a manifestação de grande júbilo ou grande lamento em relação a qualquer acontecimento, uma vez que a mutabilidade de todas as coisas pode transformá-lo completamente de um instante para o outro. Em vez disso, usufruir sempre o presente da maneira mais serena possível e saber que tem tempo certo pra tudo em nossa vida. De fato isso não deveria ser de modo algum negligenciado.

É preciso também esperar, porque é depois de certo tempo, que tudo se torna mais claro e passa a fazer sentido. Aí você percebe que mesmo que seu coração não queira ir, ele vai. Você vê que consegue ser forte, que consegue dizer não, ou sim, e acima de tudo: que consegue ser feliz novamente. Portanto, não tenha pressa, não tenha medo. Algumas coisas demoram, outras coisas acabam depressa, mas ainda assim, você tem que entender que o tempo é o melhor remédio e só ele é capaz de fazer as coisas mudarem.

Tivemos aqui no Colégio Arquidiocesano Unidade Cônego Paulo Dilascio nossos momentos… Passamos aqui longas horas de nossas vidas. Fizemos desta escola a nossa casa e assim, formamos uma família. Acolhemos, ensinamos, aprendemos, compartilhamos, sorrimos, choramos enfim, trabalhamos.  Lutamos por nossos ideais e objetivos, defendemos nossos valores e princípios, cumprimos a nossa missão – a de transformar vidas, iluminando caminhos.  Lá se foram 17 anos e agora, estamos finalizando esse ciclo.  Novos tempos estão chegando e por causa disso, precisamos refletir e vislumbrar outros tantos conceitos; desejar outros belos sentidos para nossas vidas. Chegou o tempo de plantar, edificar, buscar e abraçar novas causas.

Também é tempo de preparar, em nosso coração e em nosso lar, um espaço para acolher as sublimes lições da Sagrada Família de Nazaré e entender que é tempo de dar um toque na vida com as cores da esperança, da fé, da paz e do amor. Estamos às vésperas do Natal.

“É tempo de olhar para o céu, encantarmo-nos com a luz das estrelas e seguir a estrela-guia. É tempo abençoado de dar mais atenção à criança que mora em cada um de nós e às que encontramos em nosso peregrinar, à procura do caminho que nos leva ao Deus-Menino.

De mais uma vez ouvir, acolher e repetir a mensagem alegre dos Anjos de Deus. É tempo de acalentar sonhos de harmonia e paz e, olhando para os ‘anjos aqui na Terra’, dar a nossa contribuição, para tornar este nosso espaço um pouco mais parecido com o Céu.

De contemplar o Menino Jesus e Sua Mãe e nos envolver em silêncio de oração. É tempo de agradecer as manifestações de Deus e nos deixar extasiar por esse Divino Amor que, na fragilidade de uma Criança, nos braços de Maria, veio iluminar nossa fé.

De olhar para o mundo, alimentar a chama do amor e apreciar o milagre da vida. É tempo de seguir com atenção e humildade os passos dos pastores e os daqueles que têm coração simples e, em gestos de ternura, sintonizar mentes e aconchegar corações.

De pensar no irmão próximo e distante, e de colaborar para o renascer do amor. É tempo de, amorosamente, recompor a vida, perdoar e abraçar, com a ternura e a misericórdia do Coração de Deus, os registros de nossa infância e dos anos que já vivemos.”

A todos vocês o nosso agradecimento e o desejo de que tenham um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Corpo diretivo do Colégio Arquidiocesano Cônego Paulo Dilascio

22 de dezembro de 2016