Feliz Dia do Professor!

Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra.

Rubem Alves

Professores são multiplicadores de esperanças, de sonhos e de amanhãs. Trabalham com afinco, rompem obstáculos, lançam-se ao horizonte, cientes de que podem ajudar a construí-lo. Acreditam na própria luz e, com ela, iluminam o caminho dos aprendizes, formando uma constelação de brilho intenso. Despertam em si e nos outros, o prazer do conhecimento.

Tocar, envolver, mover a alma de crianças e de jovens ávidos por um futuro ainda em gestação… Nisso consiste o ofício gratificante de educar, de preparar as novas gerações, de guiá-las rumo a um novo tempo.

Educar é possibilitar ao outro as condições necessárias para a superação de suas limitações, para a concretização de seus ideais, para a realização de seus sonhos. Educar é criar, impulsionar e capacitar para a vida. É conceder ao outro a aquisição de saberes essenciais para uma existência digna e promissora.

Das milenares histórias de amor aos grandes sucessos tecnológicos dos tempos atuais, há sempre a figura do professor. Essas criaturas são fundamentais, e não importa se ganham a fama e o reconhecimento geral ou se permanecem no anonimato da vida; todas praticam a saudável premissa de acreditar na semeadura e na colheita. Mestres que conduzem seus alunos ao vôo infinito e instigante do aprendizado, contribuindo para a formação de gente mais propensa a desenvolver valores fundamentados no amor, no afeto e no respeito.

Por isso, é preciso homenagear o professor. E é preciso fazer isso todos os dias. O educador alicerça a alma, antecipa a plenitude, prepara para a vida e para os desafios: porque ser professor é aprender para ensinar, é ser dedicação, paciência e persistência; é saber cativar e inspirar…

(texto adaptado)

Em tempos tão difíceis, percebemos o quanto nossos colégios são reconhecidos pela competência e dedicação dos nossos professores. De fato, a força e o carisma do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto e da Unidade Cônego Paulo Dilascio se revelam no trabalho incansável de quem compreende a educação como gesto de amor ao próximo, construção de saberes e valores, partilha de vida e envolvimento com a felicidade do outro.

Pe Paulo Nobre

A todos os que dedicam sua vida a tão nobre e distinta profissão, um Feliz Dia do Professor!